Cidadão

Setembro Lilás oferece atividades gratuitas no Aterro do Lago Igapó neste domingo (21)

A programação, das 7h30 às 12h, é aberta ao público de todas as idades e inclui aulas de yoga, dança, rodas de conversa e testes gratuitos de saúde

A campanha Setembro Lilás, promovida pelo Instituto Não Me Esqueças (INME) em parceria com a Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz), segue em Londrina com uma programação gratuita voltada à conscientização sobre as demências. Entre as ações desta semana, estão a exposição fotográfica “Traços da Existência”, a apresentação do coral Gerasons e uma manhã inteira de atividades no Aterro do Lago Igapó, no domingo (21).

A exposição “Traços da Existência” pode ser visitada até o dia 30 de setembro, no segundo piso do Boulevard Londrina Shopping. A mostra reúne fotografias de obras produzidas por pessoas com diagnóstico de demência e seus familiares cuidadores, durante oficinas de estimulação psicossocial no Instituto.

Na sexta-feira (19), às 18h, no mesmo local, tem a apresentação do coral Gerasons, formado por participantes do INME, familiares, equipe e voluntários.

Foto: Divulgação/ INME

Já no domingo (21), Dia Mundial de Conscientização sobre Alzheimer, das 7h30 às 12h, será realizada uma programação intensa, para pessoas de todas as idades, no Aterro do Lago Igapó.

A manhã começa com aula de yoga e segue com dança, alongamento e gincana, além de rodas de conversa com especialistas e testes gratuitos de saúde, como rastreio cognitivo, glicemia e aferição de pressão arterial.

Estão previstas duas rodas de conversa: às 9h, a psicóloga Fernanda Figueiredo fala sobre “Envelhecimento ativo e autocuidado”. Às 10h, a musicoterapeuta Paola Rodrigues da Silva aborda os efeitos terapêuticos da música no cotidiano. E os idosos atendidos nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Leste, Oeste e Norte participarão dessas ações.

A campanha deste ano destaca o papel central das terapias não medicamentosas no cuidado em demências. O Relatório Mundial de Alzheimer 2025, publicado anualmente pela Alzheimer’s Disease International, traz um levantamento internacional sobre o tema, incluindo o Brasil. O documento será divulgado nesta quinta-feira (18). A revisão científica analisou quase 200 estudos e encontrou fortes evidências de eficácia em áreas como cognição, funcionalidade e bem-estar psicológico.

O Instituto Não Me Esqueças é uma das poucas organizações no Brasil a oferecer atendimento gratuito e contínuo com foco exclusivo em terapias não farmacológicas. Criado há oito anos, o INME atende hoje 130 famílias por meio de uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, fisioterapeutas, pedagoga, musicoterapeuta e voluntários. A programação completa e informações sobre o Setembro Lilás em todo o Brasil estão disponíveis em setembrolilas.org.br e pelo WhatsApp (43) 99155-5747.

Em Londrina, a campanha Setembro Lilás conta com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio das Secretarias Municipais do Idoso (SMI) e de Cultura (SMC), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, UEL FM, UNATI, RPC, e Espaço Villa Rica. São patrocinadores locais a Sabin, Unimed, Philips Aparelhos Auditivos, Mais Saúde e DAP: diagnóstico em anatomia patológica.

Texto: Assessoria de Imprensa do INME – Christina Mattos

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos