Destaques

Exército inicia trabalhos em Guairacá

Militares começaram a instalar uma balsa, que irá transportar equipamentos para a construção de uma ponte metálica provisória.

exercito.ponte.VP

exercito.ponte.V3Trinta militares do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado iniciaram, na manhã desta terça-feira (26), a instalação de uma Balsa Portada Tática Leve. Ela deve ser finalizada em, no máximo, dois dias e servirá para transportar os equipamentos necessários para a construção da ponte provisória que fará a transposição no Rio Taquara, entre o Distrito de Paiquerê e o Patrimônio de Guairacá.

A balsa tem capacidade para transportar até 15 toneladas, mede 20 metros de cumprimento e 5 metros de largura. É feita de alumínio reforçado e não transportará moradores do distrito, senão em situações emergenciais.

“Essa é a maior ponte do município e infelizmente foi totalmente destruída. Estamos mantendo a estrada do Eli Vivi em condições de tráfego, para garantir a mobilidade da população. Mas, temos que aguardar mais um pouco, porque é uma obra de engenheira importante, que somente o exército tem capacidade para fazer uma intervenção em um espaço de tempo tão curto”, explicou o prefeito Alexandre Kireeff.

Com a finalização da balsa, 20 homens retornam ao 5º Batalhão de Porto União (SC), localizado cerca de 500 quilômetros de Londrina. Os outros 10 ficarão em Londrina para dar para suporte aos trabalhos do município. A Prefeitura deve ajudar na limpeza do terreno e na construção das cabeceiras para atracação da embarcação, o que deve levar duas semanas.exercito.ponte.V2

Durante esse período, os militares trarão as peças da ponte modular de aço, que será instalada no local. Ela ficará disponível até a finalização da construção de uma ponte permanente. “A ponte é rápida para ser construída. Em três dias está pronta. Nessas duas semanas, vamos trazendo o material para montá-la”, disse o tenente do exército, Bruno Moura.

A ponte militar tem capacidade para até 80 toneladas e será liberada para o tráfego de pessoas e veículos em geral. Além dos 30 homens, o Exército do Brasil liberou dois caminhões de 5 toneladas, um Bitrem, um Caminhão Munck e um veículo para serviço administrativo. “A ajuda deles é muito bem-vinda. Assim, poderemos recuperar a estrada e retomar a normalidade”, disse o secretário municipal de Defesa Social, Rubens Guimarães.

A cooperação técnica entre a Prefeitura e o Exército está sendo firmada mediante solicitação do Município, em que Londrina auxiliará os militares dando o apoio logístico com alimentação e alojamento, além de disponibilizar máquinas pesadas para os trabalhos.

Fotos: Vivian Honorato

mais fotos em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_datsogallery&func=viewcategory&catid=1818&Itemid=1081

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos