Exército termina instalação de balsa em Guairacá
Estrutura de alumínio auxiliará militares na instalação da ponte modular de aço, que deve ser finalizada em duas semanas
Na manhã desta quarta-feira (27), os soldados do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado finalizaram a instalação Balsa Portada Tática Leve, que fará a transposição no Rio Taquara, entre o Distrito de Paiquerê e o Patrimônio de Guairacá. Dez homens ainda permanecem em Londrina para fazer a operação da balsa, enquanto outros 20 retornaram a Porto União (SC), para buscar as peças e equipamentos que serão utilizados na montagem da ponte provisória.
A balsa de alumínio reforçado tem capacidade para transportar até 15 toneladas, mede 20 metros de cumprimento e 5 metros de largura. Ela será utilizada pelos militares para transportar os equipamentos e maquinários necessários à construção das cabeceiras da ponte.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Rubens Guimarães, as peças estruturais devem começar a chegar na sexta-feira (29). Enquanto isso, o município fica encarregado de limpar as margens do Rio Taquará e de auxiliar na construção da estrutura para atracação de embarcações.
Quando finalizada, a ponte modular de aço medirá 57 metros de comprimento, ligando uma margem do rio a outra. Ela terá capacidade para até 80 toneladas, podendo trafegar motocicletas, carros leves e caminhões. A expectativa é que todo o trabalho seja finalizado em duas semanas.
Essa ação é advinda de uma cooperação técnica entre a Prefeitura e o Exército Brasileiro. O município auxilia os militares dando o apoio logístico com alimentação e alojamento, além de disponibilizar máquinas pesadas para os trabalhos.
Foto arquivo: Vivian Honorato