Destaques

Técnicos do governo estadual vieram conhecer o sistema SEI

sistema.sei.VP

Eles estiveram na Prefeitura de Londrina para saber mais sobre o funcionamento da ferramenta, que torna as licitações mais seguras, rápidas e organizadas

 

Nesta quarta-feira (3), cinco técnicos da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, do Governo do Estado do Paraná, vieram a Londrina para conhecer melhor o funcionamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Prefeitura de Londrina. A ferramenta está permitindo que a tramitação dos processos licitatórios da administração pública migre do meio físico para ocorrer, exclusivamente, de forma eletrônica.

sistema.sei.V2Os técnicos assistiram a uma palestra realizada no período da manhã, no auditório da Caapsml, ministrada pelo servidor Marcio Horaguti, da Diretoria de Gestão de Informações e Arquivo Publico (DGIAP), da Secretaria Municipal de Gestão Pública (SMGP). Foi feita uma apresentação sobre as funcionalidades do sistema SEI e seus conceitos. Além disso, foi mostrada a experiência da Prefeitura de Londrina, abordando a implantação da ferramenta e seu uso.

De acordo com Horaguti, o retorno da atividade foi positivo e os servidores estaduais vislumbraram a necessidade de implantação da ferramenta na secretaria estadual. “Todos que conhecem o SEI ficam muito interessados na utilização do sistema, quando observam a possibilidade de virtualização dos processos, o que resulta em mais segurança processual, com segurança jurídica, celeridade, economia de recursos, entre outros aspectos”, destacou.

Sobre o SEI – A ferramenta, implantada oficialmente pelo Município no dia 4 de janeiro de 2015, está permitindo que o trâmite dos processos licitatórios da Prefeitura de Londrina ocorra apenas por meio eletrônico. Já estão tramitando, via SEI, os primeiros 14 tipos processuais mapeados pela prefeitura.

O SEI propicia celeridade e segurança aos processos e facilita todas as etapas para a sua formalização. As assinaturas dos documentos são todas digitais e podem ser executadas concomitantemente.

Até o dia 20 de janeiro, já existiam 60 solicitações tramitando pelo SEI, referentes a compras e contratações de serviços. Estas, irão gerar processos licitatórios de diferentes modalidades como pregão eletrônico, tomada de preços, convite, concorrência pública, leilão, entre outras.

Novos processos – A partir de março, quatro novos tipos processuais serão inseridos no sistema, nas categorias Consultas Jurídicas, Alteração Orçamentária, Produção de Decretos, e também referente aos pagamentos efetuados pela Prefeitura de Londrina.

A visita dos servidores do governo estadual foi viabilizada por meio de contatos feitos pela secretária de Políticas para as Mulheres, Sonia Medeiros, que também participou do evento. Também esteve presente a diretora de Gestão de Informações e Arquivo Público da SMGP, Fabiana Borelli.

 

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos