Cidadão

Livro que trabalha as emoções é tema do “Quartas Criativas” desta semana

A leitura de “A Rainha das Cores” ocorre amanhã (24), em duas sessões, às 10h e às 14h30, na Biblioteca Especializada Infantil

Trabalhar as emoções durante a infância é essencial para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais da criança. E nesta perspectiva, a contação de histórias se mostra uma importante aliada. A obra “A Rainha das Cores”, escolhida para o projeto “Quartas Criativas: Entre Livros e Artes” desta semana, aborda justamente as emoções. O encontro ocorre nesta quarta-feira (24), em duas sessões, às 10h e às 14h30, na Biblioteca Especializada Infantil.

Após a leitura da história, as crianças serão direcionadas para uma oficina de bonecos teatrais, que promete brincadeiras e dramatizações. Vale lembrar que o projeto é gratuito, aberto ao público, e não requer inscrição prévia, exceto para a participação de escolas e grupos. Neste caso, a instituição interessada deve entrar em contato com a Biblioteca Infantil pelo telefone (43) 3371-6603.

A história dessa semana, “A Rainha das Cores”, trabalha as emoções por meio das cores dos personagens. O enredo é construído através da interação de quatro personagens: a Rainha temperamental, e seus súditos, o Azul, o Vermelho e o Amarelo. Cada um deles representa uma emoção: Azul, a tranquilidade; Vermelho, a intensidade; e Amarelo, que é claro e quente, mas também teimoso e levado. O ápice se dá quando a Rainha se envolve em brigas, causando uma mistura de cores (emoções) que resultam na mudança da cor do seu mundo, que passa a ser cinza.

A história foi escrita e ilustrada pela alemã Jutta Bauer, considerada uma das ilustradoras mais prestigiadas da Alemanha e do mundo. A professora e pedagoga Renata Suzue, que irá mediar a atividade desta quarta, conta que a escolha da obra se deu pela excelência das histórias escritas por Bauer. Suas histórias trazem reflexões filosóficas não óbvias e geram conexão com as crianças, que se identificam com os personagens da narrativa. “[A autora] apresenta muitas camadas complexas do ser humano, porém, expressada com texto imagético, narrativas visuais que conversam com o leitor e com o texto escrito”, afirmou a pedagoga.

Em 2010 a autora ganhou o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio literário da literatura infantojuvenil. Bauer faleceu este mês, o que também motivou a escolha do livro para esta semana.

A oficina programada para suceder o momento da leitura será realizada com retalhos de tecidos, fantoches, bonecos, brincadeiras musicais e teatrais. O material necessário será disponibilizado pela própria Biblioteca Infantil.

Para a realização da atividade as crianças serão organizadas em equipes e irão brincar de contar histórias. Haverá uma mini tenda para que as crianças se apresentem. Os pais e responsáveis presentes irão compor a plateia. “A ideia é envolver a família. A conversa paralela e os celulares costumam atrapalhar muito”, afirmou Suzue.

Sobre o projeto – O “Quartas Criativas: Entre Livros e Artes”, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), é um projeto semanal, realizado às quartas-feiras, com histórias inéditas a cada edição. Apesar de ser voltado para o público infantil, não há restrição de idade, todos são convidados. Com pausa apenas no mês de janeiro, a iniciativa ocorre durante o ano todo.

Para dúvidas ou mais informações sobre o projeto, o contato da Biblioteca Especializada Infantil é o (43) 3371-6603. Outra opção é acessar a página no Instagram @bplondrina.

Texto: Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos