Destaques

Escolas municipais participam de mobilização contra o Aedes aegypti

dengue.escola.ILUSTRATIVA

“Dia Z na Educação” acontece nesta sexta-feira (19), a fim de atingir alunos e comunidade na luta contra o mosquito

 

A Secretaria Municipal de Educação convocou todas as unidades escolares municipais de Londrina a participarem, nesta sexta-feira (19), de mobilização nacional de estudantes e servidores da Educação, em ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e às doenças que ele provoca.

Esta é uma iniciativa do governo federal, denominada Dia Z na Educação, cuja intenção é que as escolas desenvolvam ações pedagógicas a fim de contribuir com a diminuição da proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, foram disponibilizados cartazes e panfletos informativos, além de materiais pedagógicos e vídeos sobre o tema.

A secretária municipal de Educação, Janet Thomas, ressaltou que a educação é um elo fundamental no combate ao mosquito, porque as ações com as crianças atingem também pais e familiares. “As crianças são nossas aliadas no combate ao Aedes aegypti, pois quando acreditam em uma ideia transmitem ao seus pais. Nossa expectativa, com estas ações, é que a noção da importância de cada um cuidar de seu espaço permeie dentro das famílias, pois a responsabilidade é de todos.”

A Escola Municipal Senador Gaspar Velloso, localizada na rua Aliomar Baleeiro, 175, Conjunto Habitacional Sebastião de Melo César, por exemplo, estará mobilizada na luta contra o Aedes aegypti durante toda a sexta-feira (19). A partir das 8 horas, representantes da Secretaria Municipal da Educação, incluindo a secretária de Educação em exercício, Teresa Cristina Canhadas, estarão presentes na escola, acompanhando as atividades. A equipe do setor de Endemias do Município também estará presente, com exposição de maquete, que demonstra o quintal certo e o errado, além de larvário com as fases do mosquito.

Ao chegarem na unidade escolar, os alunos e os servidores da Educação vão encontrar diversos tipos de lixos espalhados pelos corredores, representando o perigo do acúmulo de materiais em locais inadequados, pois servem de criadouros do mosquito. Ao final das atividades, os estudantes vão recolher o lixo, fazendo a separação dos recicláveis.

A partir das 9 horas, os alunos do 4º e do 5º ano farão um teatro sobre o tema e depois todos sairão em uma passeata pelo bairro, a fim de mobilizar a comunidade. Os estudantes vão entregar panfletos e chamar a atenção da população, por meio de caixas de som, apitos e fantasias. “Alguns virão vestidos de mosquito da dengue, outros com roupas de médico, ou mesmo representando pessoas acometidas pela doença”, informou a diretora da unidade, Sheila Lucia Brandão.

No período da tarde, às 16h15, os alunos do 2º ano farão uma apresentação musical, aberta à comunidade. A atividade irá envolver cerca de 400 alunos da unidade. “Nossa intenção é alertar a população para que cada um cuide de seu espaço, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti e casos de doenças provocadas por ele”, ressaltou a diretora.

Concurso – Durante a ação na Escola Municipal Senador Gaspar Velloso, será lançado o concurso Educação no combate ao Aedes aegypti. Todas as unidades escolares municipais de Londrina, incluindo os Centros Municiais de Educação Infantil (CMEIs), poderão participar. A ação prevê, a partir de março, a realização de uma atividade de combate ao mosquito Aedes aegypti por mês. Os projetos deverão ser registrados e encaminhados à Secretaria Municipal de Educação e, no dia 9 de dezembro, as escolas que aderirem ao projeto poderão participar do sorteio de três notebooks.

 

Foto: Ilustrativa

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos