Prefeitura e Defensoria Pública do PR realizam ações neste sábado
Na segunda-feira (29), o setor de endemias vai realizar uma capacitação no Patronato
Neste sábado (27), das 13 às 18horas, os agentes de endemias vão participar do evento “Defensoria Pública na Comunidade: prestação de orientação jurídica e atendimento multidisciplinar”. A atividade será realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que fica na Rua Ângelo Gaiotto, s/n, no Jardim Santa Rita I, atrás do Colégio Estadual Polivalente.
Durante a tarde, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde vão montar a Feira da Saúde. Nela estarão expostos larvários, maquetes e informações sobre diversas doenças endêmicas como as transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, febre chikungunya, zika e febre amarela), pelo caramujo africano, bicho barbeiro e caramujo transmissor da esquistossomose.
Além das orientações sobre saúde, os moradores da região terão acesso aos serviços prestados pela Defensoria Pública do Paraná; poderão aferir a pressão arterial; fazer alongamento; participar de jogos, brincadeiras e teatro; assistir a apresentações de patinação e capoeira; e receber orientações com fonoaudiólogas.
Ação no Patronato – Já na segunda-feira (29), às 9 horas, a educadora em endemias, Lucimara Vasconcelos, vai capacitar cerca de 30 pessoas do Patronato Penitenciário de Londrina (PLDA). A ação será na própria sede do patronato, que fica na Rua Paranapanema, 345.
A capacitação é uma iniciativa do Patronato, que conta com programas de promoção de reintegração social, visando garantir o cumprimento dos direitos dos presos e egressos. “As parcerias que a Secretaria de Saúde estabelece através do Setor de Endemias são importantes porque nos ajudam a disseminar as informações para um maior número de pessoas, de diferenças faixas etárias, classes sociais e regiões. Assim, a informação nos ajuda a minimizar a proliferação do mosquito na cidade”, explicou a educadora em endemias, Lucimara Vasconcelos.