Semana da Criança Abrasel leva alunos da Rede Municipal a 44 estabelecimentos de Londrina
Ação vai contemplar 23 unidades escolares da Rede Municipal entre esta segunda (6) e sexta-feira (10)
Entre hoje (6) e sexta-feira (10), 22 escolas da Rede Municipal de Ensino e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Londrina participam da Semana da Criança da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A iniciativa antecede o Dia das Crianças, celebrado no próximo domingo (12), e leva cerca de 1.600 alunos para vivências em diversos estabelecimentos de alimentação da cidade ao longo da semana.
Ao todo, 44 estabelecimentos (listados ao final da matéria) participam da Semana da Criança Abrasel. A ação contempla estudantes do 1º ao 5º ano, em atividades realizadas nos períodos da manhã e da tarde, sempre dentro do horário regular de aula. O transporte até os locais será feito pelas próprias unidades escolares.
O CMEI participante é o Rafaela Kemmer de Moraes. Já as 22 escolas municipais são: Anita Garibaldi, Atanázio Leonel, Bento Munhoz da Rocha Netto, Corveta Camaquã, Da Vila Brasil, Do Campo Egídio Domingos Brunetto, Eugênio Brugin, Elias Kauam, Haydee Colli Monteiro, Joaquim Vicente de Castro, José Gasparini, José Hosken de Novaes, Juliano Stinghen, Leônidas Sobriño Porto, Mábio Gonçalves Palhano, Machado de Assis, Maestro Andrea Nuzzi, Norman Prochet, Pedro Vergara Corrêa, San Izidro, Santos Dumont e Sonia Parreira Debei.
Na manhã desta segunda-feira (6), foi a vez de 52 alunos do 5º ano da E.M Haydee Colli Monteiro participarem de um café da manhã especial no Hotel Sumatra. “Foi fantástico. Nós fomos muito bem recebidos e toda a equipe foi extremamente carinhosa com as crianças. O dono do hotel contratou um palhaço, que fez algodão-doce e bichos de bexiga. Foi uma experiência completa para eles e, para muitos, única. Essa ação contribui para que nossas crianças vivenciem novos momentos, experiências e sabores”, relatou a coordenadora da unidade, Aline Lanssoni.

Ela contou ainda que a turma do 5º ano foi escolhida por estar concluindo o ciclo na escola. “Escolhemos os alunos do 5º ano por ser o último deles na unidade. Eles estavam muito ansiosos, porque muitas crianças nunca haviam entrado em um hotel, e poder participar de um ‘super café da manhã’ foi incrível”, concluiu.
De acordo com a gerente de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME), Fernanda Casagrande, a parceria amplia os horizontes das crianças. “A ação da Abrasel é de grande importância, pois proporciona experiências únicas de convívio social e cultural. Para muitas delas, é a primeira oportunidade de conhecer um restaurante fora de seus bairros, fortalecendo o sentimento de pertencimento à cidade”, destacou.
Anualmente, a Abrasel e a SME firmam parceria para levar vivências gastronômicas e culturais a centenas de alunos da Rede Municipal, por meio da Semana da Criança Abrasel.
O diretor executivo da Abrasel Norte Paraná, Eduardo Flore, explicou o processo de adesão dos restaurantes. “Divulgamos internamente a ação, e cada estabelecimento se voluntaria para participar. É uma iniciativa muito especial, pois todos os envolvidos se colocam à disposição para receber as crianças e oferecer a melhor experiência possível”, afirmou.
Os estabelecimentos participantes deste ano são: Gato Preto Cat Café, Naturela (Madre), Wings Burger, Chopp Club, Café do Brás, Vitamina da Sergipe, Pane Puro, Donu, Choperia H2/Gelateria Leone, Plein Burger, Restaurante Bollogna, O Casarao / Gold Gelato, Isabela Yenes Chocolatier, Hermanito, Cafeteria Oh my Coffee, Casa da Cachaça, Minas de Ouro, Bienna Lanches, Hamburgada Burguer, Brot Panificação Alemã, H2 Chopp e Leone Gelateria (Catuaí), Restaurante Nobre, Mr Cheff Prochet, Estação Gente Boa, Cão Veio, Taurus Burger, Talisma Eventos, Jack, Piccoli café & bistrô, Hotel Sumatra, Bacchi Osteria, Picolocos, Seu bartolo, LDN Grill, Chimarrão Grill, Ital’in House, Outback Steakhouse, Pastel Mel Aurora shopping, Enseada Igapó, Arnaldo’s, Menosduz, Varanda, Pastelaria Delícias da Ro, Guanabara e Agroville.
Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




