Começam as obras de adequação do prédio da Prefeitura de Londrina

Adaptações atenderão todas as normas de segurança e acessibilidade e serão feitas com financiamento através do BNDES; também haverá investimento em informatização e capacitação de servidores
Teve início na segunda-feira (29) a primeira fase das obras de adequação do Centro Administrativo da Prefeitura de Londrina. A ação faz parte do Programa de Modernização da Administração Tributária e Setores Sociais Básicos (PMAT), feito com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do Município.
Os trabalhos da primeira fase são compostos pela implantação da obra e construção da central de energia elétrica, serviços externos, reforma e troca da cobertura (telhado) e reforma do segundo pavimento, que será feita por quadrantes, porque os servidores serão realocados, provisoriamente, nos ambientes internos do prédio. Essa primeira fase tem duração prevista de seis meses, com investimento aproximado na ordem de R$5.500.000,00.
A reforma vai abranger os 11 mil metros quadrados do prédio. De acordo com o secretário municipal de Gestão Pública, Rogério Carlos Dias, as adaptações atenderão todas as normas de segurança predial e incluem a reforma do telhado, hidráulica, instalação de nova rede elétrica e novos transformadores de energia, adequações ao atendimento às pessoas com deficiências e idosos, divisórias e piso cerâmico.
Também será colocado piso elevado com passagem de cabeamentos, forro, ar condicionado, e feitas adaptações para prevenção e combate a incêndios, além de outras providências, visando propiciar mais conforto aos contribuintes e melhores condições de trabalho para os servidores municipais.
Segundo Dias, o problema com o prédio da prefeitura começou logo que foram constatadas infiltrações, goteiras, fiação exposta, queda de disjuntores e janelas quebradas. “A solução encontrada foi obter um financiamento que atendesse a essa linha de necessidades, o que teve êxito através do PMAT do BNDES. Após a aprovação, iniciou-se a regularização da documentação do edifício, incluindo o resgate do projeto arquitetônico da década de 1970”, enfatizou.
Confira as fases da adequação do Centro Administrativo
A empresa Regional Planejamento e Construções Civis LTDA, de Londrina, foi a vencedora da licitação.
Primeira fase – Os trabalhos da primeira fase, que começaram nesta segunda-feira (29), são compostos pela implantação da obra e construção da central de energia elétrica, serviços externos, reforma e troca da cobertura (telhado) e reforma do segundo pavimento, que será feita por quadrantes, porque os servidores serão realocados, provisoriamente, nos ambientes internos do prédio. Essa primeira fase tem duração prevista de seis meses, com investimento aproximado na ordem de R$5.500.000,00.
Segunda fase – Nela será reformado o primeiro pavimento, com a instalação de escadas metálicas e conclusão de serviços externos. A segunda fase deve durar cinco meses, com investimento aproximado na ordem de R$4.900.000,00.
Terceira fase – A última fase é composta por obras no pavimento térreo e subsolo. A execução deve ser feita em quatro meses e totalizar, aproximadamente, R$3.780.400,65.
Modernização total – Ao todo, a Prefeitura financiou R$ 19 milhões junto ao BNDES, com contrapartida de R$ 2 milhões de recursos municipais.
Isso perfaz um total de R$ 21 milhões, dos quais 14.180.400,65 serão destinados ao centro administrativo. O restante, será investido na elaboração do plano diretor de geoprocessamento, reestruturação da rede lógica e tecnologia, implantação do sistema de compras públicas, modernização e capacitação na gestão do patrimônio, modernização de processos e gestão de documentos e arquivo público.
No certame para a contratação da empresa que realizará a reforma do prédio administrativo, o Município economizou R$14.192,17, uma vez que a licitação foi concluída com valor proposto abaixo do que estava previsto pelo edital.
Desde dezembro do ano passado, cerca de 3 mil servidores estão participando de 15 cursos de capacitação e aprimoramento, que abordam temas como Execução Orçamentária, Fiscalização de Contrato, Desenvolvimento de Lideranças, Planejamento, entre outros.
Edital – Todas as informações sobre o processo de licitação das obras estão disponíveis no edital n° CP/SMGP 0020/2015, no portal da Prefeitura, através do endereço http://www.londrina.pr.gov.br/sistemas/licita/index.php
Fotos: Vivivan Honorato




