Cidadão

Semana Municipal da Mulher inclui ações de combate à dengue

Palestra sobre microcefalia e oficina de preparação de repelente natural serão realizadas na tarde desta quarta-feira (9)

 

semana.MulherPNesta quarta-feira (9), prosseguem as atividades especiais programadas para a 24ª Semana Municipal da Mulher. Os eventos, com a temática “Igualdade de gênero: cidadania, direitos e oportunidades para as mulheres”, são promovidos pela Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, e contam com apoio e participação de diversas entidades.

A partir das 13h30, no auditório do hospital Zona Sul, o neurocirurgião Fahd Haddad dará uma palestra sobre microcefalia. A palestra é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, dentro da programação da Semana Municipal da Mulher. O hospital Zona Sul fica na  rua das Orquídeas, 75, Parque Ouro Branco.

Já às 14 horas, na Casa da Mulher, haverá uma oficina de preparação de repelente natural. A Casa da Mulher fica na avenida Máximo Peres Garcia, 340. De acordo com a diretora de Articulação de Políticas Públicas do Município, Nanci Skau Kemmer de Moraes, a oficina conta com apoio do Conselho Regional de Farmácia, e as participantes vão aprender a utilizar ervas medicinais para produzir repelente, inclusive contra o mosquito Aedes aegypti.

A diretora explicou que tanto a palestra sobre microcefalia quanto a oficina de repelentes naturais integram também as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. “É uma oportunidade para obter esclarecimentos sobre temas, que tanto preocupam a mulher, principalmente as gestantes. E também é uma forma de lutar contra esse mosquito, mostrando como a mulher pode contribuir no combate, utilizando meios acessíveis”, afirmou a diretora.

À noite, a psicóloga da Casa da Mulher, Lisneia Aparecida Rampazzo, conduz uma roda de conversa no Sesc Cadeião, com o tema “A representação social da maternidade”. O debate terá início às 19h30, na rua Sergipe, 52, centro.

Oficina – Até quinta-feira(10), estarão abertas as inscrições para a oficina “Conversando sobre direitos reprodutivos”. O evento é gratuito e será neste sábado (12), com início às 8h30. As inscrições podem ser feitas com o envio de dados pessoais, como nome completo, número do RG e um telefone de contato, pelo e-mail rfslondrina@gmail.com. O curso, realizado pela Rede Feminista de Saúde – Regional Paraná e a Rede Mulheres Negras do Paraná, tem apoio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. O curso será realizado no Sindicato dos Bancários de Londrina e Região, localizado na avenida Rio de Janeiro, 854, centro.

O encontro tem por objetivo informar e discutir as questões referentes aos direitos reprodutivos, sensibilizando sobre questões como a mortalidade materna e o aborto. O público-alvo são agentes comunitárias de saúde, conselheiras municipais de saúde e direitos da mulher, estudantes e lideranças comunitárias que atuam na defesa da saúde das mulheres. Haverá entrega de certificado para os inscritos, com carga horária de 8 horas.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos