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Procon-LD participa de ação pelo Dia Nacional do Consumidor

Evento será neste sábado(12), no calçadão de Londrina; nesta sexta(11), o Procon divulga o balanço de atendimentos realizados em 2015

 

Como início das comemorações pelo Dia Nacional do Consumidor, celebrado em 15 de março, o Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon-Ld) participa neste sábado(12) de ação no calçadão de Londrina. A partir das 9 horas, haverá distribuição de folders e cartilhas educativas, e representantes irão orientar a população sobre os direitos do consumidor. O evento no calçadão de Londrina será realizado até as 13 horas.  

A ação é uma realização da Comissão de Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Londrina), com apoio da Prefeitura através do Procon-Ld. Na terça-feira(15), integrantes da Comissão da OAB-Londrina estarão nas escolas estaduais Vicente Rijo e Olympia Morais Tormenta prestando informações aos estudantes sobre relações de consumo. As atividades serão realizadas das 9 às 10 horas.

Procon.ARQUIVO.PO encerramento das comemorações será realizado em palestra na próxima quinta-feira(17), com o tema “Novas alterações do CDC”. A palestra será realizada às 19 horas, na rua Governador Parigot de Souza, 311. As inscrições devem ser confirmadas pelo telefone devem ser confirmadas pelo fone (43) 3294-5900, ou pelo e-mail londrina@oabpr.org.br.

Balanço dos atendimentos – O Procon-LD divulgou nesta sexta-feira(11) o relatório de atendimentos referente ao ano de 2015. A íntegra do documento pode ser acessada no portal da Prefeitura, no site www.londrina.pr.gov.br. Em comparação com o ano de 2014, houve um aumento no índice de resolução de reclamações em benefício do consumidor, que foi de 59,57%. No ano anterior, a média foi de 48,86%.

Também houve melhora quanto ao tempo de espera para atendimento na sede do Procon-LD. Enquanto em 2014 foi registrada uma média de 10 a 30minutos de espera, a média de 2015 foi de 10 a 20minutos, incluindo os dias com maior movimento.

O número de atendimentos pessoais realizados no ano de 2015 foi reduzido em 12,39% em relação a 2014. Foram 20.536 atendimentos em 2015, sendo em média 81,56 atendimentos por dia, contra 23.439 em 2014, média de 92,86 atendimentos por dia.

De acordo com o relatório, o número de decisões administrativas de mérito, especialmente de aplicação de penalidades, foi de 144, ou seja, 12,73% menor do que no ano de 2014 (165). A justificativa para este decréscimo é a queda no número de reclamações, somado ao aumento na resolução amigável dos litígios, em 2015.
Dados das reclamações – Segundo o balanço de atendimentos do Procon-LD, a maioria das reclamações registradas em 2015 se encontra na área de Serviços, com 3.490 reclamações, principalmente no setor de telefonia, com 1.430 reclamações. Destas, são 1.114 registros de reclamação sobre telefonia móvel e 316 de telefonia fixa. Outro serviço com número significativo de reclamações é o de TV por assinatura, correspondendo a 671 registros no ano de 2015.

A área com segundo maior número de reclamações é de Produtos, com 1.536 registros. Os produtos que mais apresentaram problemas são os aparelhos telefônicos, com 257 reclamações, informática, com 138 registros, e aparelhos de televisão, com 105 reclamações computadas.

Em seguida, a área mais reclamada é a de Assuntos Financeiros, com 1.413 registros. A maioria das reclamações envolve cartão de crédito, com 727 registros, bancos, com 318 reclamações, e financeiras, com 149 registros.

 

Foto: Arquivo

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