Saúde realiza ações educativas contra o mosquito Aedes aegypti
Neste sábado(12), a equipe de endemias estará na UBS do Jardim Marabá; já na segunda (14), o trabalho será com funcionários de uma construtora
A Coordenadoria de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde realiza, neste sábado(12), ação educativa contra o mosquito Aedes aegypti. Uma exposição de endemias, com maquetes, cartazes e distribuição de panfletos informativos será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do jardim Marabá, das 8 às 12 horas. O evento é voltado à comunidade da região. O endereço da UBS do jardim Marabá é rua das Goiabeiras, 385.
Segundo a educadora em Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, a ação educativa visa conscientizar a população sobre o combate à proliferação do mosquito, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
Para segunda-feira(14), outra ação está agendada com cerca de 80 colaboradores de uma construtora, na rua Caracas, 1.120. A partir das 7h30, a equipe de agentes de endemias irá falar com os trabalhadores sobre os locais e objetos existentes nas obras e construções que podem se tornar criadouros do mosquito. “Qualquer recipiente que possa acumular água, em tempos de chuvas frequentes como agora, pode se tornar um foco do mosquito. Nosso trabalho pretende conscientizar essas pessoas para que tomem esse cuidado”, afirmou.
Lucimara esclareceu que tanto os locais que acumulam água limpa como água suja são utilizados pelo Aedes aegypti para depositar os ovos. “Precisamos impedir a reprodução do mosquito. Hoje, qualquer tipo de água acumulada, como aquela que sai da máquina de lavar, pode ser utilizada pelo Aedes. Por isso, nos locais em que não há como vedar ou retirar a água, o cloro deve ser recolocado a cada três dias, com manutenção constante”, explicou.
Foto: Ilustrativa




