Município investe na formação de jovens empreendedores
Intenção do projeto é estimular os alunos das escolas municipais a desenvolverem uma atitude empreendedora
A fim de estimular as crianças da rede municipal de ensino a se tornarem jovens empreendedores, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está desenvolvendo o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Nesta terça-feira (12), das 8h às 8h30 e das 13h30 às 14h, os supervisores e auxiliares de supervisão farão uma capacitação no auditório do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi (Rua Benjamim Constant, 800).
O curso servirá para atualizar os conhecimentos dos 191 profissionais de supervisão. Os diretores de todas as escolas municipais já participaram desta capacitação em 2015 e desde o início deste ano o projeto vem sendo colocado em prática. Uma vez por semana, os alunos recebem atividades teóricas e práticas que estimulam a cultura do empreendedorismo.
“Através do material didático preparado pelo Sebrae, as crianças aprendem sobre a importância de se ter um sonho e uma proposta de vida, que, muitas vezes, é diferente de sua realidade. Elas são estimuladas a entender que para se conquistar os objetivos é preciso ter dedicação, empenho, foco e persistência. E através dessas atitudes, elas entendem que têm oportunidade, que podem mudar a realidade da família, se tornarem cidadãos melhores e podem conquistar seus sonhos”, explicou a diretora pedagógica, Mariangela Bianchini.
A ideia do projeto é a de que a educação deve atuar como transformadora dos indivíduos, ajudando-os a quebrar os paradigmas e estereótipos, e desenvolverem habilidades e comportamentos empreendedores. Para isso, os alunos aprendem sobre temas interdisciplinares como ervas aromáticas, temperos naturais, brinquedos ecológicos, ecopapelaria, artesanato sustentável, empreendedorismo social e novas ideias, grandes negócios. As atividades ao ar livre e as teóricas seguem até o final deste ano letivo, para as crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.