Cidadão

Projeto Orquestrando o Futuro leva concertos a bibliotecas de Londrina

Apresentações serão realizadas na próxima terça-feira (11) pela manhã e à tarde; repertório terá músicas clássicas e sucessos brasileiros

A segunda edição do projeto Orquestrando o Futuro – Oficinas e Concertos, realiza na próxima terça-feira (11) duas apresentações musicais em bibliotecas públicas de Londrina. O primeiro concerto será às 10h, na Biblioteca Lupércio Luppi (Avenida Saul Elkind, 790), e o segundo às 14h, na Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati (Avenida Guilherme de Almeida, 2.260).

As apresentações são gratuitas e abertas ao público, mas estão sujeitas à lotação dos espaços, pois alunos de escolas municipais e participantes dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) foram convidados a prestigiar os concertos.

foto: Divulgação

O repertório reunirá músicas clássicas e brasileiras, interpretadas por um grupo de cerca de 20 integrantes, entre alunos e professores das oficinas do projeto que utilizam instrumentos de cordas.

A coordenadora do projeto, Irina Ratcheva, destacou o significado simbólico das apresentações, que encerram o ciclo de aprendizado de um ano. “As apresentações nas bibliotecas da zona sul e da zona norte marcam a avaliação de um processo de aprendizagem desenvolvido ao longo de todo o ano nas oficinas. São momentos em que as crianças podem demonstrar suas conquistas, inclusive o avanço de tocar em grupo e de formar uma espécie de orquestra. Tenho certeza de que essa experiência fortalece o vínculo com a escola, com a arte e com a comunidade, além de aprofundar a vivência com os professores”, avaliou.

Ratcheva também ressaltou a importância da música no processo educativo. “Os resultados desses dois anos de atividades confirmam os benefícios que a música traz para as crianças. A vivência musical contribui para o desenvolvimento cognitivo e social, estimulando desde cedo a escuta, a concentração e a expressão criativa. Ao cantar ou tocar um instrumento, a criança amplia sua capacidade de raciocinar. Mais do que uma atividade artística, a música é uma forma de comunicação que forma indivíduos mais atentos e participativos”, afirmou.

Orquestrando o Futuro – Oficinas e Concertos

O Orquestrando o Futuro é um projeto que une formação, arte e cidadania, incentivando o contato com a música desde cedo e promovendo o desenvolvimento artístico e pessoal dos estudantes.

Há dois anos, o projeto tem levado oficinas de introdução à musicalização a crianças e jovens da Rede Municipal de Ensino, atendendo as escolas Irene Aparecida da Silva, Elias Kauam, Machado de Assis e Tereza Canhadas. Além das atividades escolares, o projeto também oferece oficinas de violino e instrumentos de cordas na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, realizadas semanalmente.

A iniciativa conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (Promic).

Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos