Cidadão

Secretaria da Mulher e universidade entregam portfólios a mulheres empreendedoras

A iniciativa contemplou 18 mulheres empreendedoras; mais de 30 estudantes estiveram envolvidos na produção das atividades

Uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e a Unopar Anhanguera proporcionou a elaboração de portfólios para dar visibilidade e divulgar o trabalho das mulheres empreendedoras atendidas pela SMPM. A cerimônia de entrega do material produzido ocorreu ontem (13) no saguão da sede administrativa da Prefeitura de Londrina.

No evento, estiveram presentes a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Marisol Chiesa, a reitora da Unopar Anhanguera, Flávia Frutos, e a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Anhanguera, Renata Frigeri. Ao todo, 18 mulheres que participam da Feira Arte Mulher Empreendedora (Fame) foram beneficiadas pela ação.

De acordo com Marisol Chiesa, o material desenvolvido permite que as empreendedoras tenham mais possibilidades de divulgação do seu trabalho, seja via internet ou por qualquer outro meio, alcançando mais pessoas e clientes em potencial. “Com fotos e textos de qualidade profissional, o portfólio também conta um pouco da história de vida das empreendedoras, agregando valor e propósito ao trabalho realizado e auxiliando na construção de uma marca pessoal forte para as nossas mulheres”, afirmou a secretária.

Foto: Divulgação / SMPM

A iniciativa é fruto do trabalho feito pela SMPM em conjunto com um projeto de extensão do curso de Publicidade e Propaganda, parceiros de longa data da Secretaria. “O portfólio contempla produtos e serviços das empreendedoras locais, assim como contextualiza a sua trajetória de mulher empreendedora. Esse material ficará disponível em nossa página do Portal da Prefeitura de Londrina, e será amplamente divulgado para todos os órgãos e instituições vinculadas ao turismo de eventos e comunidade em geral”, afirmou a psicóloga da SMPM, Lisnéia Rampazzo.

Segundo a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unopar Anhanguera, Renata Frigeri, a proposta de elaborar um portfólio personalizado para as mulheres empreendedoras surgiu a partir de conversas entre a equipe da SMPM com a universidade. “Nós sempre nos relacionamos e conversamos com a Secretaria para verificar quais são as demandas, então trouxeram para nós a necessidade de fortalecer a Feira Arte Mulher Empreendedora”, contou.

Secretária Marisol Chiesa com a reitora Flavia Frutos. Fotos: SMPM / divulgação

Para além do curso de Publicidade e Propaganda, a Unopar Anhanguera é parceira da Prefeitura há anos, desenvolvendo ações em diferentes áreas. A reitora da instituição, Flávia Frutos, afirma que o trabalho desenvolvido reforça o compromisso da instituição com a comunidade e com o propósito de impulsionar as pessoas a construírem uma melhor versão de si. “Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda mergulharam com entusiasmo no desenvolvimento do portfólio da Feira de Arte da Mulher Empreendedora, unindo criatividade, sensibilidade social e compromisso comunitário. Ver o talento dos estudantes contribuir para valorizar o trabalho de tantas mulheres reforça a importância da parceria entre a academia e o poder público”, disse.

Sob orientação de Frigeri, 34 estudantes estiveram envolvidos no processo de produção do material. Para o desenvolvimento dos produtos, que ocorreu ao longo do semestre letivo, os alunos foram distribuídos entre equipes de redação, diagramação, fotografia, captação de imagens, edição de vídeo e produção executiva. “Cada portfólio exigiu, em média, duas a três semanas de trabalho, envolvendo pesquisa, entrevistas, registro fotográfico, redação e diagramação. Como a Feira reúne muitas expositoras, as equipes trabalharam simultaneamente em diferentes perfis para garantir coerência editorial e qualidade visual em todo o catálogo”, explicou Frigeri.

O resultado do trabalho é gratificante não somente para as empreendedoras contempladas, mas para toda a equipe envolvida no processo. “Para os estudantes, o sentimento é de propósito e responsabilidade social. Muitos relataram orgulho em ver o impacto concreto do trabalho: dar visibilidade, profissionalizar a apresentação dos produtos e apoiar mulheres que empreendem com criatividade, esforço e autonomia. Como coordenadora do curso e também deste projeto, é uma experiência que reafirma o papel da universidade como agente de transformação”, compartilhou a coordenadora do projeto.

A cerimônia de entrega foi intencionalmente agendada para novembro, mesmo mês em que se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado no dia 19. Também por essa razão, em novembro a Prefeitura vai receber quatro edições da Fame, no saguão do piso térreo. A primeira data ocorreu na quinta-feira (13), e as demais estão marcadas para hoje (14) e para os dias 27 e 28, das 9h às 17h.

A secretária Marisol Chiesa reafirma o compromisso em fortalecer os trabalhos desenvolvidos pelas empreendedoras londrinenses. “As ações desenvolvidas pela Secretaria da Mulher têm sido de fundamental importância para potencializar a divulgação e a comercialização dos produtos e serviços das mulheres artesãs e empreendedoras vinculadas à Feira Arte Mulher Empreendedora”, ressaltou.

Texto: Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos