Conselhos Escolares tomam posse nesta sexta-feira (29)
Foram eleitos sete representantes de diversos segmentos e seus respectivos suplentes; participam do processo eleitoral 81 escolas e 24 CMEIs
A Secretaria Municipal de Educação realiza, na tarde desta sexta-feira (29), a cerimônia de posse dos Conselheiros Escolares, para a gestão 2016-2019. O evento acontece no auditório da Faculdade Unopar Catuaí e conta com a presença da secretária municipal de Educação, Janet Thomas, do presidente da Comissão Central de acompanhamento da eleição de 2016, Edwylson de Lima Marinheiro, e de diretores de escolas municipais.
Edwylson explicou que o Conselho Escolar é um órgão colegiado da escola pública, que representa a comunidade escolar. Tem funções deliberativa, fiscal, consultiva e mobilizadora e o objetivo principal é a democratização das decisões dentro da escola. “O Conselho Escolar é um centro permanente de debate, de articulação entre os vários setores das unidades escolares, tendo em vista o atendimento das necessidades comuns e a solução de conflitos que possam interferir no funcionamento destas e nos problemas administrativos e pedagógicos que enfrentam”, disse.
O processo eleitoral para a definição dos novos conselheiros ocorreu no período de 25 de fevereiro a 29 de março deste ano. Foram eleitos um representante da supervisão de ensino; um de professor; um do grupo ocupacional operacional; dois representantes de pais ou responsáveis de alunos e dois alunos regularmente matriculados maiores de 16 anos, além de seus respectivos suplentes. Participaram do processo eleitoral 81 Escolas Urbanas e Rurais e 24 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). As outras unidades não participaram do processo eleitoral porque estão com mandato do Conselho Escolar vigente.
Durante a cerimônia, os participantes também assistem a palestra sobre Importância do Conselho Escolar, com a professora doutora Maria José Ferreira da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente ela atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação. É líder do Grupo de pesquisa “Estado, políticas públicas e gestão da educação” e desenvolve estudos sobre a relação entre Estado e a gestão da educação, democratização da educação em diferentes níveis e modalidades e a relação público/privado.




