Cidadão

Londrina sedia 3º Simpósio Regional de Vigilância Sanitária

Encontro reúne representantes de 21 municípios e segue até esta quinta-feira (27)

Teve início na manhã desta terça-feira (25) o 3º Simpósio Regional de Vigilância Sanitária, realizado no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) Norte, localizado na avenida Maringá, nº 2.400. O encontro, que segue até quinta-feira (27), promove painéis e workshops voltados ao fortalecimento e à ampliação das discussões relacionadas ao tema central do evento.

Participam das atividades autoridades e equipes técnicas de Vigilância Sanitária dos 21 municípios que integram a 17ª Regional de Saúde. O primeiro dia começou às 8h30, com uma mesa de abertura, seguida por duas mesas redondas dedicadas ao debate de temas diretamente ligados aos desafios e perspectivas do setor.

Foto: Divulgação

A iniciativa é promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que destina recursos a municípios das regiões de saúde para viabilizar a realização do simpósio. Esta é a primeira vez que Londrina recebe o evento; as edições anteriores ocorreram em Ibiporã (2023) e Rolândia (2024). A expectativa é reunir cerca de 120 participantes por dia.

Para a assessora técnica da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Claudia Haggi Favero Monteiro, os resultados alcançados nas edições passadas se refletem na continuidade das ações regionais. “Os resultados dos eventos anteriores são frutos que colhemos nos processos implementados em conjunto, das discussões e da identificação dos desafios que são impostos para esse segmento da Vigilância em Saúde”, afirmou.

No período da tarde, às 13h30, foi realizado o primeiro painel do simpósio, intitulado “Desafios para a implantação da segurança do paciente fora do ambiente hospitalar”. A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, participou da discussão e destacou os principais pontos abordados. “Entre os assuntos tratados, discutimos que a segurança do paciente não é um lugar, é um princípio. Abordamos que o cuidado hoje acontece onde a pessoa vive e que levar segurança para fora do hospital é o próximo grande passo para os sistemas de saúde”, explicou.

Foto: Divulgação

A programação do segundo dia, amanhã (26), terá início às 8h30 e será inteiramente dedicada a painéis temáticos. O primeiro, com duração prevista de uma hora, tratará do “Dimensionamento da Força de Trabalho”. Às 9h30, será realizado o painel “Caminhos para Inovação e Transformação Digital no Paraná”, também com uma hora de duração. Encerrando o período da manhã, das 10h45 às 12h, ocorrerá o painel “Inovação Estratégica em Saúde”.

Durante a tarde, o encontro abre espaço para a Comissão Intergestores Regional (CIR), responsável por articular representantes dos municípios em discussões sobre planejamento, organização, execução e avaliação de ações e serviços de saúde de forma integrada e regionalizada. A proposta é consolidar estratégias de aprimoramento do sistema regional.

No terceiro e último dia, a programação será dividida entre workshops pela manhã e painéis à tarde. Às 8h45 será realizado o workshop “Controle Sanitário em Comunidades Terapêuticas”, seguido, às 10h30, por “Controle Sanitário em Estética”. No período vespertino, às 14h30, terá início o painel “Se a IA pode fazer o meu trabalho, o que eu farei? Quais habilidades preciso desenvolver para ser um profissional do futuro”. Logo depois, às 15h30, o painel “IA aplicada à Vigilância Sanitária: oportunidades e desafios” encerra a programação técnica. O simpósio se encerra oficialmente às 17h.

O 3º Simpósio Regional de Vigilância Sanitária é realizado pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos