Londrina avança na modernização tecnológica com instalação do Oracle Exadata
Com investimento de R$ 15 milhões, o município impulsiona a transformação digital e se torna uma das poucas prefeituras do país a contar com a plataforma
A Prefeitura de Londrina inicia, nesta semana, a implantação do Oracle Exadata Cloud at Customer, uma das soluções mais modernas e potentes do mundo para processamento e armazenamento de dados. É a mesma tecnologia utilizada por grandes bancos, órgãos federais e empresas que dependem de alta performance, e que agora passa a fortalecer o ecossistema digital do Município.

Com investimento estimado em R$ 15 milhões, a tecnologia reforça o compromisso da administração em ampliar a segurança, a eficiência e a capacidade dos sistemas que sustentam os serviços públicos. Trata-se de uma das etapas previstas pela gestão do prefeito Tiago Amaral, a fim de facilitar o acesso do cidadão a todos os serviços municipais por meio da inovação tecnológica, promovendo uma gestão mais transparente, participativa e eficiente, com foco no combate à corrupção e na oferta de serviços públicos ágeis, acessíveis e alinhados às reais necessidades da população.
A instalação deve ser concluída até sexta-feira (28), permitindo que a migração de todos os sistemas e dados tenha início em 1º de dezembro. A previsão é que todo o processo seja finalizado até 12 de dezembro. Com isso, Londrina se une ao grupo restrito de prefeituras brasileiras que contam com um equipamento desse porte instalado em ambiente próprio.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcos Rambalducci, a partir da ativação do Exadata, os sistemas municipais passam a operar com mais velocidade, estabilidade e disponibilidade, reduzindo riscos de falhas e aumentando a confiabilidade do datacenter. “A nova infraestrutura cria condições para avançar em projetos de transformação digital, integração de plataformas, automação de rotinas e uso inteligente de dados, reflexos que devem melhorar diretamente a experiência do cidadão nos serviços digitais da Prefeitura”, destacou.
De acordo com o secretário, com o novo equipamento, praticamente todos os sistemas e bases de dados da Prefeitura passarão a operar dentro de uma infraestrutura mais rápida, estável e segura. “Isso se traduz em maior capacidade de processamento, armazenamento ampliado e um nível de confiabilidade compatível com o que há de mais avançado no mercado. A modernização também aumenta a produtividade interna e reduz custos operacionais, permitindo que mais recursos públicos sejam direcionados a áreas essenciais como saúde, educação, assistência social, cultura, esportes, meio ambiente e obras”, disse.
Rambalducci acrescentou que a chegada do Oracle Exadata marca um novo capítulo na modernização tecnológica de Londrina, posicionando o Município em um patamar de destaque nacional e reafirmando o compromisso com inovação, transparência e serviços públicos cada vez mais seguros, ágeis e eficientes.

O diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, Marcio Horaguti, enfatizou que a nova aquisição mostra que Londrina está no rumo certo: modernizando o presente e preparando o futuro da infraestrutura de TI. “Mais do que um avanço tecnológico, essa atualização tem um propósito claro, que é melhorar a prestação dos serviços públicos ao cidadão, garantindo sistemas mais rápidos, seguros e confiáveis para atender quem mais importa”, apontou.
O projeto integra o plano estratégico da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). A pasta vem trabalhando para fortalecer a infraestrutura de TI e prepará-la para a crescente demanda por serviços digitais essenciais, como arrecadação, folha de pagamento, obras, saúde, assistência social e atendimento ao cidadão.




