Parque Arthur Thomas recebe quase 6 mil visitantes em domingo de atividades
Londrinenses e moradores de cidades próximas elogiaram a agenda, bem como a qualidade e estrutura do parque; espaço volta a ser ponto turístico movimentado
Uma tarde agradável, leve e repleta de momentos de lazer, diversão e aprendizado ao ar livre marcou o último domingo (7) no Parque Municipal Arthur Thomas, cenário da programação gratuita ofertada pelo “De volta ao Parque”. Cerca de 6 mil visitantes, incluindo muitas famílias e crianças, circularam pelo local durante as atividades organizadas pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e desenvolvidas juntamente com diferentes parceiros. O público teve a oportunidade de se reencontrar com a natureza e conhecer a nova cara do parque, que passou por ampla reforma e foi reaberto pela Prefeitura de Londrina na sexta-feira passada, dia 5.
Envolvendo atrações das 14h às 17h, a agenda do evento teve trilhas guiadas pelo parque, exposição de animais taxidermizados montada pela Polícia Ambiental, e depois contou com jogos lúdicos de tabuleiro, cartas e RPG sob condução da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Cornélio Procópio.
Na sequência, houve contação de história com a personagem Vovó Fofuxa, parte de um projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL), além de oficina de bonecos de graveto via Laboratório dos Anos Iniciais (LAI) da UEL, que também atuou com o Espaço Cola & Cria para desenhos e colagens. O fechamento ficou a cargo da Trupe Primavera Jataí e seu Circo de Bambu, uma oficina para crianças com proposta ecológica sustentável, utilizando materiais naturais e reutilizados para fabricar equipamentos de circo e estimulando a relação afetiva entre a natureza e o brincar.
Os visitantes, além de passear pelo parque e curtir as atividades em contato com o meio ambiente, tiveram acesso a comida e bebida comercializados e artesanatos feitos pelo programa de Economia Solidária do Município.

A assessora de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro, ressaltou que o saldo do domingo foi extremamente positivo, propiciando a milhares de pessoas uma tarde de descanso na natureza e com várias opções de entretenimento. “Para nós da Sema e do Parque Arthur Thomas foi uma enorme alegria ver o local frequentado por tanta gente, de todas as idades, e com ações produtivas em meio ao espaço natural. Contamos com uma equipe maravilhosa de voluntários de universidades e outras instituições, que garantiram o sucesso do evento”, disse. Ela adiantou que eventos similares estão sendo programados para ocorrer em breve, com edições inicialmente previstas para março e julho de 2026.

Reaberto após quase um ano, o Parque Arthur Thomas faz parte de uma área de conservação da Mata Atlântica, sendo um dos cartões postais e espaços mais tradicionais de Londrina. O local funciona de terça a domingo, incluindo feriados, das 8h às 17h, fechando ao público somente às segundas-feiras. E o “De volta ao parque” buscou fomentar a conscientização sobre a preservação da fauna e flora de Londrina, ampliando o acesso da população a atividades gratuitas no local.
Satisfação e elogios – A pequena Eloísa, de 9 anos, passeou pelo parque e curtiu o lazer com a família. Ela contou que ficou feliz em poder passar a tarde no local e ver a natureza. “Amei as atrações e o parque, está tudo muito legal. Gostei e fiz até meu próprio bonequinho para levar para casa”, disse.

Michele Pagliari, que é doula, esteve com suas crianças no domingo e disse que Londrina só tem a ganhar com um parque bonito, ativo e atrativo. “Aqui ficou incrível, tudo muito lindo. E as oficinas estão o máximo, as crianças estão amando e é importante para a cidade contar com um espaço natural bem cuidado e conservado”, frisou.
O casal Vagner César e Márcia Cardoso, administradores de empresa, foram de Arapongas a Londrina para visitar o Parque Arthur Thomas. “Estamos aqui com meus dois netos passeando e aproveitando o lazer. O parque está maravilhoso, um espaço muito gostoso e aconchegante para as famílias de Londrina e região. Meus netos moram aqui, viemos trazer eles para curtir essa natureza tão linda. A reforma ficou excelente, a Prefeitura está de parabéns pelo trabalho feito”, concluiu.

A vendedora Maria Clara foi outra que elogiou a qualidade do parque ao circular por seus ambientes. “Nossa, ficou super legal todo o espaço, com trilhas acessíveis e paisagens bonitas. Chegamos até as quedas d’água, as crianças por aqui estão amando. Fica a dica para o pessoal de um passeio gratuito aberto ao público”, sugeriu.
Por sua vez, a pedagoga Manoella Carraro salientou a organização e boa estrutura da unidade reformada. “Gostei bastante das atualizações, adorei como ficou, os caminhos, o piso renovado, tudo mais organizado, um ambiente mais familiar e seguro aos frequentadores. Dá para descansar, colocar até uma rede, sentar e compartilhar memórias, ficar conversando em um lugar aconchegante”, sublinhou.




