Cidadão

Shows com a Oficina de Samba e Choro animam palco da Concha Acústica

A turma de alunos e professores mostra repertório autoral do gênero brasileiro; apresentações amanhã (10) e sábado (13) são gratuitas com início às 20h

Nesta quarta-feira (10) e no sábado (13), os alunos da oficina de Samba e Choro realizam apresentações na Concha Acústica de Londrina, às 20h. Reunindo instrumentos de sopro, cordas e percussão, a turma executa repertório autoral, de forma gratuita e aberta ao público.

Comandada pelos professores Guilherme Villela, Arthur Guimarães e Nycolas Horn, a apresentação mostra o resultado de 36 aulas da oficina durante o ano todo. Além dos participantes da oficina, a primeira performance também contará com a participação especial do professor Paulo Vitor Poloni e seus alunos. A seleção de músicas inclui composições autorais como “Novos Tempos”, criação de Luiza Bolzani, e “Divertido”, de Guilherme Vilella.

Foto: Poetiza Fotografia

Com o objetivo de ensinar gratuitamente o gênero samba, a oficina de Samba e Choro oferece aulas gratuitas para introduzir alunos de diversas faixas etárias a instrumentos como violão, cavaquinho, bandolim, surdo, pandeiro e mais. Após frequentarem as atividades, os estudantes se tornam aptos para realizarem apresentações, práticas musicais e rodas de samba, aumentando o alcance do ritmo por diferentes partes da cidade.

A produtora cultural do evento, Beatriz Amaro, afirmou que a apresentação representa a finalização de um ciclo importante para os participantes. “Tenho a certeza de que as pessoas que participaram da oficina ao longo do ano tiveram satisfação em participar do processo, se divertiram, se aprofundaram em ritmos, conheceram músicas novas ou reencontraram uma música que não ouviam há tempos, e isso nos traz uma realização, em fazer a diferença no ano dessas pessoas”, ressaltou.

Além deste evento, os 25 alunos da oficina realizam outro concerto no próximo sábado (13), às 20h, também na Concha Acústica. Para essa segunda apresentação, o repertório muda, reunindo choros que acompanharam a formação da turma como “Minhas Mãos, Meu Cavaquinho”, “1922”, “Chorinho Didático” e mais.

Durante 2025, a oficina de Samba e Choro iniciou suas atividades e continuará com o projeto para o ano que vem. O início das inscrições para a turma de 2026 será divulgado em janeiro, e podem participar pessoas acima de 15 anos que já possuírem conhecimento básico sobre os instrumentos. Mais informações serão divulgadas pelo Instagram @oficinadechoroesamba.

O projeto tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e conta com o fomento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Ministério da Cultura, gerenciada pela Secretaria Municipal de Cultura.

Texto: Clara Chamorro, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos