Cidadão

Londrina fica no 3° lugar geral nos Jogos Abertos do Paraná

A cidade somou 356 pontos no torneio, com conquistas e pódios em diferentes modalidades

Os Jogos Abertos do Paraná (JAPs), realizados em Campo Mourão, Centro-Oeste do Estado, ao longo dos últimos dois finais de semana, marcaram o encerramento oficial do calendário esportivo de 2025 no Estado. Londrina somou 356 pontos e conquistou o terceiro lugar geral na competição.

Organizada pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, a competição reuniu mais de 5 mil atletas e consolidou mais um ano de fortalecimento da política pública esportiva.

Foram oito dias de disputas, envolvendo competidores de 99 municípios. Os atletas disputaram modalidades como atletismo, badminton, bocha, bolão, ciclismo, ginástica rítmica, handebol de praia, natação, rugby, tênis, tênis de mesa e xadrez, movimentando diferentes espaços esportivos de Campo Mourão.

No quadro geral, a cidade de Maringá garantiu o título de campeã geral dos Jogos Abertos do Paraná, somando 476 pontos. Em segundo lugar ficou Foz do Iguaçu com 376 pontos, seguida por Londrina, que terminou em terceiro lugar com 356 pontos. Cascavel encerrou sua participação na quarta posição, enquanto Campo Mourão, anfitriã da edição, terminou em quinto lugar e foi reconhecida como a equipe mais disciplinada do evento.

Foto: Divulgação

Atletismo – A equipe do Londrina Atletismo foi a responsável por representar a cidade londrinense no JAPs. O título de 2025 veio com mais uma campanha perfeita e para ficar marcada na história do atletismo paranaense. A equipe londrinense dominou a competição do início ao fim e sagrou-se campeã no feminino e masculino, e também no geral. Os homens marcaram 578 pontos, as mulheres 708, somando 1.286 pontos no geral. Foram 41 pódios, com 12 ouros, 15 pratas e 14 bronzes.

O treinador do Londrina Atletismo, Gilberto Miranda, destacou a importância do JAPs na formação e na consolidação dos atletas no cenário do atletismo. “É muito importante para eles conhecerem uma competição como os Jogos Abertos e ter essa vivência de representar a cidade de Londrina. Eu acho que esse contexto todo é muito legal e soma consideravelmente com a formação desses atletas e o crescimento deles”, frisou.

Vôlei – O Londrina Vôlei representou a cidade de Londrina na modalidade. A equipe feminina garantiu o bronze após vencer Castro por 3 sets a 1(25×22, 25×17, 22×25, 25×22). Com o pódio, o time garante vaga direta na fase final do JAPs 2026. A equipe volta às quadras nesta terça (9), às 19h30, em jogo válido pela 1° rodada da Superliga B, contra o Pinhalense no Ginásio Moringão.

Foto: Divulgação

Basquete – A APVE Londrina Basketball alcançou bons resultados no masculino e no feminino. A equipe masculina voltou para casa com o ouro após vencer o Campo Mourão por 66 a 55. No feminino, mais uma vitória londrinense contra os mourãoenses, dessa vez em jogo válido pela disputa do terceiro lugar, 66 a 34.

O treinador da equipe feminina da APVE, Marival Mazzio Jr, comentou sobre o desempenho no JAPs 2025. “No Estadual do outro ano acabamos ficando em quarto lugar sem essa medalha, e pelo segundo ano consecutivo ficamos entre as três equipes do Paraná nos Jogos Abertos”, destacou.

Mazzio ainda citou dificuldades encontradas e o processo de evolução da equipe. “O objetivo sempre é subir degrau por degrau, mas buscando chegar sempre em primeiro lugar. Entretanto, infelizmente, devido a questões técnicas e táticas, e perda de algumas atletas, ainda ficamos um pouco aquém das duas primeiras equipes”, pontuou.

Handebol – Londrina foi representada pela equipe masculina do Handebol Londrina. O time ficou com o 2° lugar no JAPs após perder para Cascavel por 30 a 20.

Foto: Divulgação

Futsal – A equipe feminina do Londrina Futsal foi a responsável por levar o nome de Londrina para a fase final dos Jogos Abertos. Após vencer Telêmaco Borba por 4 a 0 na semifinal, a equipe londrinense ficou com o vice-campeonato, perdendo a final do campeonato para Marechal Candido Rondon: 1 a 0.

A treinadora do Londrina Futsal, Jayne Borim, destacou que o objetivo da equipe era garantir a medalha de ouro na final do torneio. “Nesse jogo, infelizmente, as coisas não conspiraram a favor. Fizemos uma boa partida, foi um jogo muito equilibrado, mas que infelizmente a gente não conseguiu o objetivo final, que era o título. Fica uma sensação confusa, porque você fica muito feliz por voltar e alcançar o objetivo de ir direto para a fase final em 2026. Ao mesmo tempo, fica aquele gostinho que faltou ter conquistado o primeiro lugar”, disse.

Foto: Divulgação

Ginástica Rítmica – A ADR Unopar colocou Londrina entre as melhores do estado. O time garantiu seis medalhas no JAPS, sendo estas o 2° lugar no conjunto e o 3° lugar no individual geral por equipe. No geral, a ginasta Rafaela Elias brilhou ao alcançar o 2° lugar, Julia Castro assegurou o 2° lugar no aparelho fita (elite), enquanto Rafaela Elias conquistou o 3° lugar no aparelho fita (série ouro) e também o 3° lugar no aparelho maças (série ouro). Além disso, a cidade ficou com o 2° lugar geral.

Nos JAPs 2025 a delegação londrinense contou com mais de 300 pessoas, entre atletas e membros da comissão técnica nas seguintes modalidades: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Ciclismo, Handebol, Handebol de praia, Tênis, Tênis de mesa, Vôlei de praia, Voleibol, Futsal feminino, Ginástica Rítmica feminina e Rugby masculino. Todas essas modalidades recebem patrocínio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Os JAPs fazem parte da estratégia do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras, para fortalecer o esporte em todas as fases da vida, integrando a política pública da SEES voltada à formação, valorização e continuidade da prática esportiva. Os resultados, boletins informativos e classificações estarão disponíveis no portal da Secretaria do Esporte e podem ser acompanhados em tempo real pelo aplicativo Paraná Esporte, disponível no Google Play e Apple Store. As imagens do evento serão postadas ao longo da competição no Flickr do Governo do Estado.

Texto: Luan Chechi, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos