Curso de Formação de Técnico Orientador Social começa nesta segunda(6)
Objetivo é capacitar os candidatos que estão participando do concurso público para a função; curso vai até o dia 20 de junho
Tem início nesta segunda-feira (6) o Curso de Formação de Técnico Orientador Social, que integra a segunda e última fase do Concurso Público aberto pelo Edital nº 041/2016, para provimento do cargo de Técnico Orientador Social na função Assistência Técnica em Orientação Social. Ao todo, 41 candidatos foram convocados para realizar o curso, que tem caráter eliminatório. A lista pode ser acessada no Jornal Oficial do Município nº 3.008, pelo endereço http://goo.gl/RJqiVU.
O Curso de Formação Específica está sendo realizado em conjunto pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Recursos Humanos, compreendendo disciplinas teóricas e práticas, que serão distribuídas entre os dias 6 e 20 de junho. As disciplinas serão aplicadas e monitoradas por servidores da Secretaria de Assistência Social, em sua maioria psicólogos e assistentes sociais.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Telcia Lamônica de Oliveira, o curso representa uma etapa de preparação que será importante para aproximar os candidatos da realidade de trabalho que encontrarão, caso sejam aprovados. “Com aulas, avaliações e estágios, o curso vai possibilitar maior conhecimento da função para os participantes e uma avaliação mais apurada, para que sejam escolhidos profissionais com perfil mais qualificado para o cargo”, disse.
A metodologia do curso inclui aulas expositivas dialogadas e participativas, vivências, estudo de caso, oficinas, dinâmicas, seminários, estudo dirigido, visitas monitoradas, entre outros. A parte teórica abrange conceitos e técnicas e será ilustrada com estudo de casos relacionados à realidade do trabalho, bem como debates supervisionados sobre os desafios a serem enfrentados. “É uma etapa nova que estamos experimentando para este cargo, e será de grande valia para ampliar a visão dos candidatos sobre o que o serviço exige, aumentando o comprometimento e o nível de satisfação de quem for aprovado”, comentou a secretária municipal de Recursos Humanos, Kátia Marcos Gomes.
Temas – O curso de formação será composto por seis módulos, com os seguintes temas: Política Social, Legislações e Planos Nacionais; Estrutura de Atendimento da Política de Assistência Social/Serviços Socioassistenciais; Embasamento teórico e prático do trabalho social a ser realizado, considerando os aspectos políticos e éticos; Redes e Políticas Intersetoriais; Sistema de Justiça e demais Órgãos de Defesa de Direitos; e Direitos Humanos e Habilidades relacionais.
Horários – As disciplinas teóricas serão aplicadas de segunda-feira a sexta-feira, das 17 às 22h30, e aos sábados, das 8 às 17h30. Já a parte prática será realizada em horários opostos aos das matérias teóricas, preferencialmente das 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, podendo ocorrer, inclusive, aos finais de semana.
Foto: Ilustrativa