CMEI conscientiza alunos sobre a doação de sangue
Crianças de quatro anos de idade produzem trabalhos e compartilham o que aprenderam com seus pais e familiares
Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Durvalina Pereira Oliveira de Assis, no Jardim Marabá, região leste, estão recebendo orientações e desenvolvendo trabalhos a respeito da importância da doação de sangue. Ao todo, 48 alunos de duas turmas P4, com crianças de quatro anos, participam das atividades, que tiveram início na semana passada e continuam até o dia 15 de junho. O CMEI fica na Rua Cerejeira, 427.
A diretora do CMEI, Maíra de Gouveia Vieira, disse que o objetivo é conscientizar os alunos, de forma leve e lúdica, sobre a necessidade da doação de sangue, para que esse aprendizado também possa ser compartilhado em casa com suas famílias. “Apesar de serem crianças pequenas, eles conseguem entender a importância do tema, conversam e incentivam os pais a serem doadores de sangue”, afirmou.
Um dos materiais que estão sendo utilizados pelos professores para abordar o assunto é o vídeo “A Turma da Mônica e a Doação de Sangue”. O filme de cinco minutos faz parte da cartilha “Pai Herói”, que também tem gibis e revistas ilustradas sobre o tema, onde os personagens mostram a necessidade de mais doadores de sangue para atender a demanda de transfusões no Brasil.
Os alunos também participam de rodas de conversa em sala de aula, onde compartilham o que entenderam e o que conversaram em casa sobre a doação de sangue. Além disso, eles produzem diversos materiais como cartazes, desenhos, pinturas, recortes e colagens que estão sendo expostos no corredor de entrada da escola. “Essa atividade é uma maneira mas fácil de fazer com que as crianças entendam melhor o assunto, pois muitas vezes falta informação a respeito”, completou a diretora.