Prefeitura abre chamamento para OSCs atuarem na praça de alimentação do Carnaval 2026
Edital prevê área gastronômica com comida e bebidas, além de atrações artísticas; evento será realizado no Zerão entre os dias 13 e 17 de fevereiro
Começa nesta sexta-feira (23) o período de inscrições para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que queiram planejar e operacionalizar a praça de alimentação do Carnaval de Londrina 2026. A íntegra do Chamamento Público, publicado na página da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e no Jornal Oficial edição n° 5681, contém todos os requisitos e documentação obrigatória para participação no edital, cujas inscrições encerram na próxima quinta-feira (29), às 19h.
A Praça de Alimentação será um dos atrativos do Carnaval 2026, trazendo performances artísticas e opções diversificadas de alimentos e bebidas para o público do evento. A expectativa é de que seja instalada no Zerão, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, com horários e quantidade de dias a definir. “O objetivo é fazer com que o evento ofereça comodidade, segurança e conforto para as pessoas que forem até o Zerão. Dessa forma, o funcionamento da praça de alimentação estará plenamente integrada ao Carnaval 2026”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Marcão Kareca.
Podem aderir ao chamamento público as Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos, como estabelece a Lei nº 13.019 de 2014. As propostas devem ser encaminhadas exclusivamente por meio da plataforma Londrina Cultura, aba “Oportunidade”.
Entre os documentos obrigatórios para inscrição, são exigidos o Plano de Trabalho, contendo proposta técnica de organização, condução e segurança, e também um Histórico de Atividades, ou seja, comprovar experiência anterior na organização e condução de eventos dessa natureza.
A Prefeitura de Londrina estabelece no edital que a OCS selecionada deverá fornecer, obrigatoriamente e não somente, a instalação de barracas ou food trucks de comida e bebida, mesas e cadeiras, brigadistas, seguranças, além de providenciar a limpeza da área do evento. Entre os itens a serem comercializados na praça de alimentação, são proibidos produtos como medicamentos, inseticidas, terapias, e materiais com fins religiosos ou político-partidários.
Como coorganizador do evento, caberá ao Município disponibilizar palco, sonorização e iluminação, que serão destinados exclusivamente às apresentações culturais e atividades oficiais, bem como acompanhar e fiscalizar o evento. Além disso, na última semana, foi publicado o chamamento público de captação de patrocinadores para o Carnaval 2026.
Uma Comissão de Seleção multissetorial ficará responsável por analisar as propostas que forem encaminhadas dentro do prazo. Os critérios utilizados para classificação incluem histórico de atividades, segurança e gestão de risco, capacidade operacional, quantidade de barracas, food trucks e outras formas de venda de produtos alimentares e bebidas, organização da área gastronômica e a qualidade técnica e atrativa para um melhor desempenho para o carnaval. Será escolhida a organização que atingir a maior pontuação e cumprir com todos os critérios obrigatórios, firmando Termo de Colaboração com a Prefeitura.
Para sanar dúvidas ou obter mais informações a respeito desse edital, os interessados podem entrar em contato com a Diretoria de Incentivo à Cultura da SMC, pelo telefone (43) 3371-6611. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.




