Programa de Terapia Comunitária realiza mais um encontro
Estarão presentes profissionais de Londrina, Apucarana e Jacarezinho, no terceiro encontro do ano
Nesta sexta-feira (24), das 7h30 às 13 horas, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o terceiro encontro de 2016 dos profissionais que atuam no Programa de Terapia Comunitária Integrativa, desenvolvido pela Diretoria de Atenção Primária em Saúde. Será no auditório do Parque Arthur Thomas e estarão presentes servidores de Londrina, Apucarana e Jacarezinho, todos com formação em Terapia Comunitária Integrativa.
Segundo a coordenadora da Terapia Comunitária Integrativa, Jucelei Pascoal Boaretto, estarão presentes médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e auxiliares de enfermagem, para uma troca de experiência entre os profissionais. “Cada uma falará sobre como está atuando nos seus grupos, o que estão fazendo de diferente, etc.”, disse. Os servidores também participam de uma Roda de Terapia Comunitária e farão um resgate teórico sobre o tema. Os encontros são realizados a cada dois meses.
O Programa de Terapia Comunitária Integrativa existe desde 2002 e inclui Rodas de Terapia Comunitária com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com a finalidade de prestar atendimento de acolhimento à população geral, e Oficinas de Autocuidado, que têm como objetivo oportunizar um espaço para que o servidor possa se sentir valorizado e acolhido, promovendo o resgate da autoestima.
Em 2014 as Oficinas de Autocuidado foram premiadas no Concurso Prêmio InovaSUS, uma iniciativa do Ministério da Saúde. Segundo dados da DAPS, as oficinas de Autocuidado, iniciadas no Município em setembro de 2014, atenderam 609 servidores municipais no ano de 2015, de diversas áreas como saúde, educação, mulher, em 36 encontros realizados nesse ano. Além disso, foram realizadas 192 Rodas de Terapia Comunitária, com 3.191 participações de usuários do SUS.
Foto: Ilustrativa