Dia D de combate à dengue percorre ruas do Jardim Novo Perobal
Atividades serão realizadas de quinta-feira (29) a sábado (31), para conscientização da comunidade e recolhimento dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti
Trecho do Jardim Novo Perobal, situado na zona sul de Londrina, vai receber de quinta-feira (29) a sábado (31) o mutirão do Dia D de Combate à Dengue. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia com orientação aos moradores para eliminação dos possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. No sábado (31), caminhões e equipes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) estarão no bairro para recolher os objetos, impedindo a proliferação do Aedes.

Os agentes de Controle de Endemias da SMS iniciam a visita nas residências e comércios instalados nas ruas selecionadas para a ação, a partir das 8h desta quinta-feira (29). Além de explicar para a comunidade sobre os itens a serem recolhidos, os agentes também vão entregar sacos para que os possíveis criadouros sejam descartados corretamente. O mutirão inclui, ainda, a vistoria em imóveis e em terrenos baldios, em busca de focos do mosquito que transmite a dengue, zika vírus e outras doenças.
Nessa semana, o Novo Perobal foi o bairro selecionado para receber o Dia D devido ao alto índice de notificações apresentadas. De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, esse monitoramento é realizado diariamente. “Detectamos que nos últimos dias esse bairro apresentou um número expressivo de notificados em relação às semanas anteriores. Por isso se faz necessário uma intervenção maior”, explicou.
Nem todos os objetos inservíveis serão recolhidos no mutirão. Como o objetivo da ação é impedir a proliferação do Aedes, eliminando os criadouros, a população precisa separar corretamente o material para descarte. “A recomendação é de que separem tudo que possa acumular água e servir de criadouro para o vetor. No sábado (31), a CMTU vai atuar com os caminhões e mão de obra para auxiliar na coleta dos materiais retirados dos imóveis”, reforçou Ribas.
Para as atividades de sábado (31), são previstos dois caminhões da CMTU, fazendo o recolhimento das 8h às 11h. No entanto, em caso de chuva, a programação do Dia D de Combate à Dengue poderá sofrer alterações.




