Saúde prossegue com ações educativas em Londrina
Serão realizadas exposição de combate ao Aedes aegypti e outras endemias e palestra sobre leishmaniose
Na próxima quarta-feira (29), das 11h30 às 13h30, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação de Controle de Endemias, realiza exposição de combate ao Aedes aegypti e outras endemias na Sonhart Confecções. Será levado mostruário dos caramujos africano e da esquistossomose, além do bicho barbeiro. Os agentes de endemias falarão também sobre a leishmaniose. Participam cerca de 190 colaboradores da indústria.
Na quinta-feira (30), das 9 às 10h30, acontece uma palestra sobre leishmaniose na Unidade Básica de Saúde (UBS), Jamile Dequech, para representantes da saúde. Será na rua Dr. Gilney Carneiro Leall, 230. Segundo a educadora em Endemias do Município, Lucimara Vasconcelos, a intenção da palestra é orientar sobre o vetor, formas de transmissão e tratamento.
Lucimara explicou que a transmissão acontece pela picada do mosquito flebótomo, que é pequeno, de cor clara e vive nas matas. Ela explicou que a picada causa uma ferida na pele, que com o tempo aumenta de tamanho. Lucimara alertou que o uso inadequado de pomadas pode mascarar a lesão e, sem um diagnóstico e tratamento corretos, a doença pode apresentar complicações sérias no futuro.
“A orientação é que as pessoas não façam uso de pomadas sem prescrição médica e que procurem uma Unidade Básica de Saúde para um diagnóstico e tratamento adequados”, disse.
Empresas, escolas e entidades que queiram levar palestras e exposições sobre o Aedes Aegypti e outras endemias para seus estabelecimentos, podem ligar no telefone 3372-9427, das 12 às 13h30, para fazer o agendamento conforme disponibilidade.




