Guarda Municipal realiza nova fase da operação Choque de Ordem na região central de Londrina
Ação atendeu solicitação de comerciantes da Avenida Duque de Caxias e reforçou o combate ao tráfico de drogas e pequenos delitos
Na tarde desta quarta-feira (4), por volta das 15h, a Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio da Guarda Municipal de Londrina, deu início a mais uma fase da operação Choque de Ordem, com foco no reforço da segurança pública na região central da cidade, especialmente no entorno da avenida Duque de Caxias.
A operação foi desencadeada após diversas denúncias e solicitações feitas por comerciantes da região, que relataram a ocorrência de furtos, uso de entorpecentes e a presença frequente de pessoas em situação suspeita. A ação contou com a presença do secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani, que acompanhou o início dos trabalhos e coordenou a atuação das equipes operacionais.

A mobilização é resultado da aproximação entre o poder público e a sociedade organizada, que tem buscado a Guarda Municipal de forma direta para relatar problemas recorrentes de segurança. O serviço de inteligência da instituição já tem um mapa dos pontos de uso e tráfico de drogas na região.
O secretário Felipe Juliani destacou o foco da ação. “Quando os comerciantes se organizam e nos procuram, conseguimos agir de forma mais eficiente. Nosso foco é combater o tráfico de drogas, porque é ele que alimenta os furtos e outros crimes. A criminalidade segue o tráfico, e é isso que estamos enfrentando com ações simultâneas e estratégicas”, pontuou.

Durante a operação, foram mobilizadas várias equipes, que atuaram de forma coordenada em diversos pontos estratégicos da região central, realizando abordagens a suspeitos, e verificação de locais alvos de denúncias.
A iniciativa foi bem recebida pelos comerciantes da avenida Duque de Caxias. Para o diretor da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e representante do núcleo de comerciantes da região, Carlos Euzébio, a presença das forças de segurança traz mais tranquilidade para quem trabalha diariamente no local. “Queremos agradecer esse apoio. Nos sentimos prestigiados e protegidos, que é exatamente o que nós, comerciantes, precisamos. Nosso agradecimento à Guarda Municipal e também à Polícia Militar. Estamos bem protegidos e esperamos que essa proximidade continue”, afirmou.
Achado de drogas
Após as ações na região central, a operação se estendeu para a região leste da cidade. No Jardim OK, próximo ao aeroporto, equipes do Grupo Especial de Pronto Emprego (GEPE) localizaram aproximadamente 20 pacotes com dezenas de porções de crack durante patrulhamento ostensivo. Os entorpecentes foram apreendidos e encaminhados à delegacia de plantão para as providências cabíveis.
A Secretaria Municipal de Defesa Social reforça que a operação Choque de Ordem seguirá sendo realizada por etapas, abrangendo diferentes regiões da cidade. A população pode acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153 e pelo aplicativo 153 cidadão, canais que têm sido fundamentais para denúncias e atendimentos em flagrante, contribuindo diretamente para o combate à criminalidade em Londrina.




