Cidadão

Circo Livre leva oficinas gratuitas de artes circenses à zona norte de Londrina

Projeto está com inscrições abertas e conta com aulas para todas as idades, a partir dos 6 anos

Em sua segunda edição, o projeto Circo Livre oferece oficinas gratuitas de artes circenses na zona norte de Londrina. Realizada pelo coletivo Hiber Circus, a iniciativa conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) via Secretaria Municipal de Cultura de Londrina (SMC). As aulas serão realizadas no espaço Norte Cultural, localizado na Rua Lino Sachetin, 498, bairro Luiz de Sá.

Foto: Divulgação/ Projeto Circo Livre

Para participar das oficinas é necessário se inscrever de forma on-line, através do formulário neste link, ou presencialmente no Norte Cultural, durante o horário das aulas. O projeto oferta 40 vagas, que serão distribuídas entre duas turmas de crianças a partir de 6 anos, jovens e adultos sem a necessidade de experiência prévia.

Com duração de 10 meses, as aulas iniciam em 19 de fevereiro e serão divididas em dois módulos. O primeiro tem duração de seis meses, e abordará técnicas de acrobacias, malabares, flexibilidade, contorção e pirâmides humanas. E o segundo módulo, com duração de quatro meses, foca na criação artística para apresentações em eventos e um espetáculo final em dezembro, celebrando o aniversário de Londrina.

A turma infantil, para crianças de 6 a 12 anos, terá aulas nas terças e quintas-feiras, das 17h45 às 18h45. Já a turma para jovens e adultos, com alunos a partir de 13 anos, será realizada aos sábados, das 10h às 12h.

Foto: Divulgação/ Projeto Circo Livre

Ministradas pelos artistas do Hiber Circus, as oficinas visam promover a democratização do acesso às artes circenses na periferia. O coordenador pedagógico e administrativo do Circo Livre, Everton Bonfim, reforçou que a continuidade do projeto nessa região da cidade tem papel estratégico no fortalecimento cultural. “A zona norte é uma das regiões mais populosas de Londrina, mas ainda tem poucos espaços culturais. Manter as aulas de circo por aqui garante à população o acesso à cultura, aproxima as pessoas das artes do corpo e ajuda a formar um público mais sensível e interessado”, afirmou.

Ao final da primeira edição, pais e professores relataram avanços nos desenvolvimento dos alunos, como é o caso de Sophia Rafaella dos Santos, de 10 anos e aluna do projeto. “Ela aprendeu a ser mais disciplinada, perdeu a timidez e hoje consegue se apresentar em público. Ela adora as aulas, especialmente os exercícios de flexibilidade, como fazer ponte e dar saltos. Sem o projeto, minha filha não teria oportunidade de realizar essas atividades, é muito importante para nós”, relatou a mãe de Sophia, Regiane Silva.

Nesta edição, as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e poderão ser feitas ao longo do primeiro módulo. Após o preenchimento total, será feita uma lista de espera. As oficinas percorrem durante o ano todo, sendo finalizadas durante o mês de dezembro. Mais informações estão disponíveis na página do projeto no Instagram, @projetocircolivre.

Texto: Clara Chamorro, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos