Circo Livre leva oficinas gratuitas de artes circenses à zona norte de Londrina
Projeto está com inscrições abertas e conta com aulas para todas as idades, a partir dos 6 anos
Em sua segunda edição, o projeto Circo Livre oferece oficinas gratuitas de artes circenses na zona norte de Londrina. Realizada pelo coletivo Hiber Circus, a iniciativa conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) via Secretaria Municipal de Cultura de Londrina (SMC). As aulas serão realizadas no espaço Norte Cultural, localizado na Rua Lino Sachetin, 498, bairro Luiz de Sá.

Para participar das oficinas é necessário se inscrever de forma on-line, através do formulário neste link, ou presencialmente no Norte Cultural, durante o horário das aulas. O projeto oferta 40 vagas, que serão distribuídas entre duas turmas de crianças a partir de 6 anos, jovens e adultos sem a necessidade de experiência prévia.
Com duração de 10 meses, as aulas iniciam em 19 de fevereiro e serão divididas em dois módulos. O primeiro tem duração de seis meses, e abordará técnicas de acrobacias, malabares, flexibilidade, contorção e pirâmides humanas. E o segundo módulo, com duração de quatro meses, foca na criação artística para apresentações em eventos e um espetáculo final em dezembro, celebrando o aniversário de Londrina.
A turma infantil, para crianças de 6 a 12 anos, terá aulas nas terças e quintas-feiras, das 17h45 às 18h45. Já a turma para jovens e adultos, com alunos a partir de 13 anos, será realizada aos sábados, das 10h às 12h.

Ministradas pelos artistas do Hiber Circus, as oficinas visam promover a democratização do acesso às artes circenses na periferia. O coordenador pedagógico e administrativo do Circo Livre, Everton Bonfim, reforçou que a continuidade do projeto nessa região da cidade tem papel estratégico no fortalecimento cultural. “A zona norte é uma das regiões mais populosas de Londrina, mas ainda tem poucos espaços culturais. Manter as aulas de circo por aqui garante à população o acesso à cultura, aproxima as pessoas das artes do corpo e ajuda a formar um público mais sensível e interessado”, afirmou.
Ao final da primeira edição, pais e professores relataram avanços nos desenvolvimento dos alunos, como é o caso de Sophia Rafaella dos Santos, de 10 anos e aluna do projeto. “Ela aprendeu a ser mais disciplinada, perdeu a timidez e hoje consegue se apresentar em público. Ela adora as aulas, especialmente os exercícios de flexibilidade, como fazer ponte e dar saltos. Sem o projeto, minha filha não teria oportunidade de realizar essas atividades, é muito importante para nós”, relatou a mãe de Sophia, Regiane Silva.
Nesta edição, as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e poderão ser feitas ao longo do primeiro módulo. Após o preenchimento total, será feita uma lista de espera. As oficinas percorrem durante o ano todo, sendo finalizadas durante o mês de dezembro. Mais informações estão disponíveis na página do projeto no Instagram, @projetocircolivre.
Texto: Clara Chamorro, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina




