Secretaria do Ambiente notifica 42 empresas em Londrina - Blog Londrina
Cidade

Secretaria do Ambiente notifica 42 empresas em Londrina

Fiscalização é feita em espaços propícios a disponibilizar alimento aos pombos, o que contribui para o aumento da população de aves na área urbana

 

BosqueLJPA Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) está notificando 42 empresas no município que armazenam ou distribuem grãos, por disponibilizarem alimentação para pombos. Durante vistorias, foi verificada a presença de aves nos locais e, em alguns casos, a existência de ninhos de pombos. A medida baseia-se no Código Ambiental do Município de Londrina, lei municipal 11.471/2012. De acordo com o texto da legislação, é proibido alimentar as aves livres na área urbana do Município.

Segundo o gerente de Projetos e Análise Ambiental da SEMA, Paulo Cezar Dolibaina, após receberem o comunicado, as empresas têm 30 dias para apresentar um plano de manejo e controle de pombos, seguindo a legislação vigente e as normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Caso não apresente o plano de controle, a empresa fica sujeita a multa.

Dolibaina explicou que a população de pombos aumenta de acordo com a disponibilidade de alimento, abrigo e água. E no caso de cooperativas, que compõem a maioria das empresas fiscalizadas, podem ser encontrados nos locais duas espécies de pombos: a Columba livia, pombo-doméstico, que se alimenta e pode nidificar nos locais; e a Zenaida auriculata, conhecida como pomba-amargosa, que também se alimenta e eventualmente faz ninho no local. “Esta última espécie trata-se dos pombos que migram para a área urbana de Londrina, e utilizam a arborização de ruas e áreas verdes, como o Bosque Central, como dormitório”, frisou.

A proibição quanto à alimentação dos pombos permite que a população destes animais permaneça controlada. Também é proibido dar abrigo e cometer maus-tratos, conforme a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/1998. Denúncias envolvendo a alimentação e maus-tratos contra pombos podem ser feitas diretamente com a Gerência de Fiscalização da SEMA, pelo e-mail fiscalizacao@londrina.pr.gov.br.

 

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal