Cidade

Alimentação saudável é tema de palestra para idosos

Nutricionista conversará sobre as mudanças fisiológicas, no apetite e na absorção de nutrientes, que ocorrem principalmente depois dos 60 anos

 

A Secretaria Municipal do Idoso, por meio do Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Oeste, realiza uma palestra sobre alimentação saudável, nesta quinta-feira (28), às 14 horas. O encontro será na sede do CCI, que fica na Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes.

A palestrante é Helen Aline de Aguiar Cristofani, nutricionista graduada pela Universidade do Oeste Paulista, especialista em Nutrição e Metabolismo na Prática Clínica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

De acordo com a nutricionista, as informações sobre a alimentação saudável são importantes porque com o envelhecimento ocorrem mudanças fisiológicas no corpo, no apetite e na absorção de nutrientes, o que requer alguns cuidados. Por isso, durante o encontro, os idosos vão aprender mais sobre alimentos e como os vários tipos de sal e de açúcares influenciam o metabolismo e o aparecimento ou não de doenças.

“Vamos conversar mais especificamente sobre os tipos de açúcares, adoçantes e sais, porque muitos utilizam esses produtos de forma errada, exageram no uso de adoçantes ou usam sal light quando têm doenças renais, o que não se deve fazer. Vamos mostrar aos idosos que o alimento pode ser fator de proteção, de tratamento ou de aparecimento de doenças. Por isso, isso é importante o cuidado com a alimentação saudável”, explicou Helen.

Além de tratar sobre a influência do sal e de açúcares, eles receberão informações sobre como os alimentos influenciam em doenças cardiovasculares, diabetes, distúrbios gastrointestinais, entre outras. E também sobre a necessidade da manutenção de horários regulares para as refeições. Principalmente em idosos, a alimentação deve ser variada, equilibrada e com moderação, a fim de contemplar as necessidades de proteína, carboidrato, lipídios, vitaminas e minerais e garantir um sistema imunológico mais fortalecido.

Segundo a gerente de Articulação Comunitária, Maria Ângela Santini, esse tema foi escolhido por conta da preocupação da Secretaria Municipal do Idoso em orientar as pessoas para a prevenção de doenças e cuidados com a saúde. “A alimentação saudável é importante para a garantia da saúde dos idosos, mesmo quando esses moram sozinhos e tendem a relaxar no preparo de refeições como o almoço, por exemplo. Além disso, eles se interessam muito pelo tema, sempre procuram aprender mais e, por isso, decidimos trazer essa palestra”, explicou.

Para assistir as orientações não é preciso se inscrever antes e a entrada é gratuita.

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos