Agentes de endemias realizam ação nos Jardins Bancários e San Remo
Intenção é que a população descarte no sábado (10) os materiais recicláveis e na terça-feira (13) os produtos da linha branca sem uso; 600 imóveis serão visitados
Na sexta-feira (9), das 8 às 12horas, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde vão sair da sede do Colégio Estadual Dr. Gabriel Carneiro Martins, que fica na Rua Dep. Nilson Ribas, 520, no Jardim Bancários, para percorrer o bairro. Eles vão unir forças com membros das igrejas da região e com os integrantes da cooperativa Cooperregião. Os moradores vão receber a visita dos agentes que orientarão a população sobre o descarte de materiais recicláveis e de produtos da linha branca.
No sábado (10), das 8 às 12horas, os agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e 20 membros da igreja vão percorrer as ruas dos Jardins Bancários e San Remo, visitando cerca de 600 imóveis, para recolher os materiais recicláveis e retirar possíveis criadouros do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.
Já na terça-feira (13), pela manhã, os trabalhos continuam com a ajuda dos técnicos da CMTU, que passarão recolhendo os materiais da linha branca descartados pelos moradores dos dois bairros citados. De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Saúde, Elson Belisário, a intenção é comover os moradores desses bairros para que eles ajudem no combate ao mosquito.
“A região do San Remo e do Jardim Bancários é uma área que apresenta altos índices de infestação do mosquito transmissor da dengue, por isso pedimos a colaboração das pessoas para que abram suas casas para a visita do agente de endemias e descartem corretamente os materiais que podem acumular água, sejam eles produtos da linha branca ou materiais recicláveis”, explicou.
A Secretaria de Saúde também pretende levar profissionais da Unidade Básica de Saúde do Alvorada para vacinar os estudantes de 15 a 27 anos, contra a dengue.
Palestra – Ainda no sábado (10), os educadores de endemias vão ao Colégio Estadual Professor Dr. Heber Soares Vargas. Eles ministrarão uma palestra sobre todas as endemias, em especial, a dengue, para os alunos e professores desta unidade escolar. Na oportunidade, eles poderão verificar materiais alusivos às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, Zika, febre Chikungunya e febre amarela) e outras endemias como as transmitidas pelo caramujo africano (a angiostrongilíase meningoencefálica humana e a angiostrongilíase abdominal), bicho barbeiro (Doença de Chagas) e do caramujo transmissor da esquistossomose. A conversa será das 8 às 9h30, na sede da escola que fica na Rua Maria de Oliveira Melo, 285, no Vale de San Izidro.
Reunião – Nesta sexta-feira (9), às 9 horas, a Secretaria Municipal de Saúde e a 17ª Regional de Saúde (SESA), realizam uma reunião para debater o prosseguimento da Campanha de Vacinação contra a Dengue em Londrina. O encontro será no Auditório da Associação Médica de Londrina, na Avenida Harry Prochet, 1.055.
O objetivo da reunião é debater e reforçar as ações, principalmente em parceria com as instituições de ensino, para ampliar o número de pessoas vacinadas. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) prorrogou a campanha de vacinação em todo o Paraná até o dia 24 de setembro. Até o momento, cerca de 23 mil doses da vacina foram aplicadas em Londrina, o que faz com que o Município se aproxime do índice de 20% do público-alvo apto a receber a dose, que inclui pessoas com idade entre 15 e 27 anos, 11 meses e 29 dias.
Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta terça-feira (6) o relatório semanal com dados atualizados sobre a dengue em Londrina. De janeiro até o momento, foram registradas 13.171 notificações. Deste total, foram confirmados 4.461 casos e 7.091 descartados. Outras 1.619 notificações estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.
Foto: Arquivo