Município apresenta a RedeSim para a sociedade civil
Objetivo é informar os procedimentos para a agilização dos processos de alvarás de estabelecimentos de baixo risco, através da rede de simplificação
Na próxima segunda-feira (12), das 15 às 17 horas, uma equipe técnica da Prefeitura de Londrina fará uma apresentação sobre a integração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) para a sociedade civil. O encontro foi organizado pelo Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap) e será no auditório da ACIL, na rua Minas Gerais, 297.
O público-alvo são empresários contábeis, encarregados e auxiliares do departamento de legalização de empresas, acadêmicos de contabilidade, representantes de entidades ligada à área e demais pessoas envolvidas com conhecimentos básicos no processo de constituição de empresas. O objetivo é informar os procedimentos para a agilização dos processos de alvarás de estabelecimentos de baixo risco, através da rede de simplificação.
Segundo o gerente de desenvolvimento da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Município, Paulo Sérgio Ciappina, a equipe técnica da DTI e da Secretaria Municipal de Fazenda irá falar sobre o que é a RedeSim, como ela funciona, os procedimentos e normativas, o fluxo do processo, sobre a automação que a Prefeitura desenvolveu para agilizar a emissão dos alvarás e os benefícios da integração para o Município, sociedade e para o empreendedor.
Integração – O trabalho de integração do sistema do Município com a RedeSim vem sendo desenvolvido há cerca de um ano. O sistema permite que órgãos responsáveis pelo registro e legalização de empresas atuem de forma integrada e que todo o processo seja feito por meio de entrada única de dados na internet.
Com isso, desde agosto deste ano, o processo de abertura de empresas foi facilitado e agilizado, permitindo que a liberação do alvará de primeiro estabelecimento e de baixo risco, que representam mais de 50% dos pedidos da Prefeitura, seja feita de forma automática e rápida, dispensando que o contribuinte se desloque para vários órgãos.
Com a RedeSim, o contribuinte dá entrada no alvará de sua casa ou de seu escritório e o processo tramita automaticamente por todos os órgãos necessários, podendo ser impresso dentro de poucos minutos, após o registro na Junta Comercial. Segundo os dados do Município, após a integração dos sistemas, a quantidade de alvarás emitidos por mês saltou de 804 em julho, para 1.376 em agosto, mês que a rede de simplificação foi implantada.
Foto: Ilustrativa




