SAUDEWEB é um dos vencedores do IV Prêmio Gestor Público Paraná
Pelo sistema, Secretaria de Saúde tem informações sobre os procedimentos realizados, garantindo agilidade e confiabilidade de informações
Pelo sistema, Secretaria de Saúde tem informações sobre os procedimentos realizados, garantindo agilidade e confiabilidade de informações
O Sistema Informatizado de Saúde de Londrina (SAUDEWEB) é um dos projetos vencedores do IV Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). A cerimônia de premiação será na terça-feira (22), às 18 horas, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.
O SAUDEWEB foi implantado em 2007 pela Gerência de Informática da Saúde, pertencente à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Prefeitura de Londrina na rede municipal de saúde. Atualmente, é utilizado por todas as unidades de saúde e alguns serviços especiais do município, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (CISMEPAR) e seus municípios. Outros municípios-sede de regionais de saúde e laboratórios particulares contratualizados também utilizam o SAUDEWEB.
Segundo o secretário municipal de saúde, Gilberto Martin, por meio do sistema, a Secretaria de Saúde tem informações sobre todos os procedimentos realizados na pasta, o que dá mais agilidade aos procedimentos e garante maior controle às atividades executadas. “Nosso sistema do CentroLab, da Central de Distribuição de Medicamentos, das unidades de saúde, da Policlínica e de toda a rede está informatizado. Isso garante rapidez e automatização no trânsito de informações; melhor qualidade no controle de materiais, retorno de resultados dos exames clínicos e registro de pacientes. Tudo isso nos permite ter informações confiáveis com qualidade, agilidade e controle”, disse o secretário.
O software trabalha com cadastro único de pacientes e domicílios, obedecendo às determinações do Ministério da Saúde quanto à conformidade com o cadastro nacional de usuários e domicílios do Sistema Único de Saúde (SUS) e com o Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB). Assim, ele consegue fazer o controle de medicamentos, agendamento e filas de espera para especialidades médicas, controle de vacinas e exames com o processo de lançamento de resultados automatizados.
Segundo o diretor de Tecnologia da Informação, Edvaldo de Alcântara Oliveira, o sistema possui diretrizes de segurança que possibilitam o controle de acesso às suas funcionalidades, como visualização, listagem, inserção, busca, alteração, remoção e impressão. “O SAUDEWEB é uma ferramenta indispensável para o registro dos diversos aspectos relacionados ao atendimento dos pacientes da rede básica de saúde, assim como, à gestão e ao planejamento dos serviços de saúde. À época da sua implantação, permitiu o encerramento de um contrato de tecnologia da informação e uma economia mensal de R$ 180 mil”, explicou o diretor.
O IV Prêmio Gestor Público Paraná tem como objetivo difundir e estimular o desenvolvimento de ações governamentais, que geram benefícios à população. A temática deste ano foi o “Trabalho: o Município promove. O Estado avança”. Mais de 120 projetos de 56 municípios se inscreveram para participar com ações relacionadas às áreas de gestão ambiental, saúde, educação, segurança pública, entre outras.
A promoção do prêmio é do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) e conta com a participação especial e apoio do Governo do Estado do Paraná; patrocínio da Sanepar, Fomento Paraná, Celepar e Universidade Positivo; e apoio da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), Corecon, OAB Paraná, CRA-PR e TCE-PR.