Destaques

Escola Municipal Carlos da Costa Branco recebe Premiação Arkos

Nesta quinta (17) serão conhecidos os três primeiros colocados em número de obras lidas do 3º ano, do projeto de leitura que começou em março

arkos.premio.DP

Nesta quinta-feira (17), às 8 horas, os alunos da Escola Municipal Carlos da Costa Branco vão participar da premiação do 3º Campeonato Arkos de Leitura, na sede da unidade escolar, que fica na Av. Paris, 515, Jardim Piza. A comemoração também será realizada no período da tarde, a partir das 14 horas.

Para celebrar a finalização do projeto de leitura, a escola convidou quatro angolanos para falarem com as crianças sobre a cultura daquele país, as dificuldades que esse povo encontra, as oportunidades que eles têm e como funcionam as escolas. Durante a conversa, eles vão ler contos africanos para os pequenos e cantarão músicas de sua origem. Dessa forma, a escola unirá o incentivo à leitura com a valorização da consciência negra.

Para a coordenadora pedagógica, Bruna Ester Gomes Yamashita, é uma oportunidade diferente para as crianças conhecerem uma nova cultura, diferente da sua e para aprenderem mais sobre o país de origem daquelas pessoas. “Eles cantam muito bem e suas músicas têm um ritmo diferente, envolvente, que as crianças vão gostar de ouvir. Assim, vamos unir as ações da Semana da Consciência Negra, celebrada nos próximos dias, e a premiação do campeonato de leitura”, explicou.

O campeonato de leitura Arkos teve início em março deste ano. No primeiro trimestre, participaram 80 alunos do 5º ano. No segundo trimestre, foi a vez dos 82 estudantes do 4º ano. Agora, foi a premiação é das 90 crianças do 3º ano. Ao todo, 252 estudantes participaram do campeonato. Juntos, eles leram mais de mil títulos.

A premiação dos 4º e 5º anos já foi realizada. Nesta quinta-feira (17), será a vez da premiação dos três primeiros colocados em número de obras lidas do 3º ano. O primeiro colocado ganhará uma caderneta de poupança com R$ 100,00 do Banco Itaú, que é patrocinador do campeonato. O segundo e o terceiro lugar receberão brindes arrecadados pela escola como material escolar e livros infantis.

Desenvolvimento intelectual – Na escola, houve crianças que leram mais de 100 livros em mês de campeonato. Após a leitura das obras, elas deveriam responder a um questionário com 10 perguntas sobre o livro. Quanto mais difícil a obra, maior o número de pontos obtidos com o acerto das questões respondidas.

“Acredito que a leitura está interferindo de maneira direta na criatividade das crianças e em seu desenvolvimento intelectual, social e cognitivo. Ela ajuda a ampliar o vocabulário dos alunos, melhora a escrita e estimula a criatividade. A leitura abre as janelas do conhecimento e do mundo”, esclareceu a coordenadora pedagógica.

Já a diretora da escola, Dilene Macedo Reis, acredita que participar de campeonatos de leitura estimula as crianças a conhecerem um mundo novo. “Atualmente, a escola está perdendo muito espaço para a internet e as novas mídias. Quando participamos de um campeonato como esse, incentivamos as crianças a interagirem com algo diferente e elas acabam descobrindo coisas novas, obras novas. É uma forma de resgatar o prazer pela leitura”.

As escolas públicas podem participar gratuitamente do Campeonato Arkos de Leitura, que funciona no ambiente virtual. Há mais de 4 mil obras disponíveis para a leitura, entre o Diário de um Banana, de Jeff Kinney; Azul e Lindo Planeta Terra: nossa casa, de Ruth Rocha; O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry; O menino maluquinho, de Ziraldo, e outros.

No ano passado, 60 mil alunos participaram com 2 mil turmas, de 350 escolas públicas e 50 particulares, em 150 municípios, de 24 estados brasileiros. Os alunos responderam a 25 milhões de perguntas, sobre 2 milhões de livros, correspondendo aproximadamente a 60 milhões de páginas lidas.

Foto: Ilustrativa

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos