Maratona de tecnologia desenvolve soluções para saúde em Londrina
Hackathon Health Tech ocorreu neste final de semana, e faz parte do ECO.TIC 2016; evento teve apoio da Prefeitura de Londrina
Londrina sediou, entre os dias 17 e 20 de novembro, o Hackathon Health Tech, maratona que reuniu desenvolvedores, programadores, designers, profissionais da saúde e empreendedores, com o objetivo de desenvolver soluções em tecnologia na área de saúde. O Hackathon Health Tech faz parte do ECO.TIC 2016, encontro de Tecnologia da Informação (TI) e Comunicação do norte do Paraná, e tem apoio da Prefeitura de Londrina, através do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). O evento contou com 50 participantes, 20 mentores da área de saúde e 10 de negócios e tecnologia, e foi realizado no Hospital Evangélico.
Segundo o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Pedro Sella, o desafio dos participantes foi desenvolver projetos com soluções para a área da saúde, tendo os pacientes como foco. “Ao final dos três dias de maratona, foram apresentados ótimos projetos. Dentre eles, melhorias para diminuir filas e tempo de espera nas clínicas e hospitais, redução de afastamento de trabalhadores por problemas de coluna, soluções para monitoramento de pessoas acamadas, melhora do prontuário eletrônico, entre outros”, citou.
O hackathon está no rol de ações do movimento Hacking Health, de origem canadense, que visa facilitar a vida de usuários e profissionais da saúde. A proposta busca desenvolver soluções práticas e aplicáveis, a partir do compartilhamento dos problemas de saúde com profissionais da tecnologia, para então tentar desenvolver as ideias que surgirem, com auxílio de ferramentas de computação, aplicativos e equipamentos tecnológicos. Londrina é a terceira cidade no País a integrar a iniciativa, ao lado de Ribeirão Preto e Sorocaba, que também fazem parte.
Sella complementou que as propostas das equipes podem vir a ser aplicadas na rede de saúde da cidade e região. “A área de saúde conta com muitos desafios, e as soluções apresentadas no Hackathon vêm de encontro a essas necessidades. Nosso objetivo, ao participar desses eventos, é estimular o empreendedorismo inovador, para que tenhamos mais empresas de base tecnológica no Município”, explicou.
Os três projetos mais bem avaliados serão premiados nesta terça-feira (22), na cerimônia de abertura oficial do ECO.TIC 2016. Além da premiação em dinheiro, as equipes vencedoras também vão ganhar horas de consultoria do Sebrae Londrina.
De acordo com o consultor do Sebrae Londrina, Fabrício Pires Bianchi, o evento é fruto de parceria com grupo Saúde Londrina União Setorial (SALUS), e as dez equipes participantes criaram projetos inovadores. “O foco era viabilizar soluções ao setor de saúde. E podemos considerar que foi um sucesso pelo pioneirismo e alto nível dos projetos apresentados, além da alta capacidade de desenvolver negócios de forma rápida”, ressaltou.
Sobre o ECO.TIC – Surgiu em 2013, com o objetivo de discutir os desafios e perspectivas para o ecossistema de tecnologia da informação e comunicação de Londrina e região. Realizado anualmente em novembro, o evento reúne empresas do setor de TIC, startups, empresários, empreendedores e entidades.
O ECO.TIC 2016 acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro no Espaço Villa Planalto, em Londrina. Toda a programação e os passaportes para o evento estão disponíveis no site www.ecoti.net. A 4ª edição do evento é uma realização do Sebrae, do Arranjo Produtivo Local de TI, da Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos (Cintec), do Sindicato da Indústria de Software do Paraná (Sinfor), do Instituto Senai de Tecnologia (IST) e do Grupo Salus (Saúde Londrina União Setorial).
Foto: Divulgação