Cidade

Semana de Transparência e Controle Social teve início em Londrina

Primeiro dia superou a expectativa da organização do evento, com a presença da população, que levou suas demandas

 

No último sábado (26), teve início a 3ª Semana Municipal de Transparência, Cidadania e Controle Social de Londrina, uma realização da Prefeitura de Londrina, por meio Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina e Ouvidoria Geral do Município, e do Observatório de Gestão Pública de Londrina. A abertura aconteceu na Concha Acústica, onde foi montado um stand da Ouvidoria-Geral do Município.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, Vera Suguihiro, o primeiro dia foi muito positivo, superando as expectativas dos organizadores. “Embora a população não tenha o hábito de participar deste tipo de evento, conseguimos mobilizar um grupo de pessoas preparadas, que fizeram questionamentos e levaram suas demandas”, disse. “Este tipo de ação deve se repetir, porque uma população informada, com conhecimento, é capaz de reivindicar, demandar e apontar direção política”, completou.

De acordo com o ouvidor-geral do município, Márcio Horaguti, no dia da abertura do evento, o novo Sistema Eletrônico de Informação (SEI) da Ouvidoria já estava disponível e, na oportunidade, o sistema foi apresentado ao cidadão. “A diferença é que, agora, ao protocolar a sua demanda o sistema já lança, automaticamente, um número de protocolo para o usuário e, por meio dele, o cidadão consegue acompanhar aonde e com quem está a sua solicitação”, explicou.

Márcio explicou que quando o cidadão coloca a sua demanda no sistema, de pedido de acesso à informação, reclamação, denuncia, elogio ou sugestão, o SEI encaminha para a Ouvidoria, que já despacha para o órgãos responsáveis pela demanda. O decreto nº 1.422, que regulamenta o serviço, foi assinado na última sexta-feira (25) pelo prefeito Alexandre Kireeff e será publicado nesta segunda-feira (28).

Com relação às dúvidas apresentadas pelo cidadão durante o evento, segundo o ouvidor-geral, a maioria foi sobre competência da reclamação e sobre o funcionamento da máquina pública. “Às vezes o cidadão tem determinada reclamação mas ainda não fez o pedido ao órgão responsável pela demanda. Neste sentido, orientamos que o papel da ouvidoria é de segunda instância de reclamação, ou seja, não de entrada de serviços, pois isso continua em cada secretaria/órgão responsável pela demanda”, explicou.  

Segundo Horaguti, estima-se que cerca de 200 pessoas circularam no local, no primeiro dia. O stand da Ouvidoria-geral do Município estará disponível também na quarta-feira (30), das 19 às 22 horas, durante o bate-papo com novos representantes do Legislativo no auditório da Acil. O encontro prossegue até o dia 2 de dezembro, reunindo ainda cursos, encontro dos conselheiros municipais, 1º Prêmio de Boas Práticas em Conselhos Municipais de Londrina, entre outras atividades.

A programação completa da 3ª Semana Municipal de Transparência, Cidadania e Controle Social de Londrina pode ser acessada no seguinte endereço: http://observatoriolondrina.org.br/imprensa/noticias/873-3-semtransp.html.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos