Município realiza palestra para trabalhadoras rurais de Lerroville
Psicóloga da Casa da Mulher, Lisnéia Rampazzo, irá abordar o tema “Reflexões sobre Relações de Gênero no contexto da Trabalhadora rural”
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), por meio da Casa da Mulher, e a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) realizam na quinta-feira (8), às 13h30, uma palestra para mulheres trabalhadoras do Assentamento Alto Alegre, no distrito de Lerroville.
O tema da atividade é “Reflexões sobre Relações de Gênero no contexto da Trabalhadora Rural”. A palestra será ministrada pela psicóloga da Casa da Mulher, Lisnéia Rampazzo, e integra a “Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, organizada pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.
Segundo a psicóloga, a iniciativa tem como objetivo levar para as trabalhadoras da zona rural informações que permitam uma reflexão a respeito do papel da mulher na sociedade, abordando assuntos como as relações de gênero e a violência contra a mulher no campo, por exemplo. “A palestra irá tratar do assunto estimulando entre as participantes valores como a autonomia e a autoestima, além da divisão de responsabilidades. É uma reflexão que possibilita o empoderamento dessas mulheres para que elas tenham mais voz e possam ocupar mais espaços na comunidade “, ressaltou.
Campanha – A “Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” começou no dia 20 de novembro e prossegue até sexta-feira (9). A programação engloba palestras, atos públicos, fórum de debates, capacitações, cerimônias e outras atividades em conjunto com entidades parceiras. A programação está disponível no portal da Prefeitura, no endereço www.londrina.pr.gov.br/mulher.
A campanha é uma ação que acontece em cerca de 160 países, desde 1991. No Brasil, ele teve início em 2003 e, em Londrina, em 2015.