Defesa Social realiza projeto de Qualidade de Vida para Guardas Municipais
Ação terá parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Unifil, através de convênio que será firmado nesta quinta-feira (15)
A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), firma nesta quinta-feira (15) convênio de cooperação técnica com o Centro Universitário Filadélfia (Unifil), referente ao projeto Qualidade de Vida para Guardas Municipais. A iniciativa será desenvolvida no decorrer de 2017, com a finalidade de implantar políticas permanentes para promover saúde e bem estar aos profissionais da Guarda Municipal.
A solenidade para assinatura do termo de convênio será realizada na Unifil, às 11 horas. O secretário municipal de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães, afirmou que o projeto vai permitir um melhor acompanhamento das condições físicas e de saúde do efetivo da Guarda Municipal (GM). “O objetivo é propiciar melhor qualidade de vida aos servidores. Eles vão poder acompanhar o benefício de maneira individual, que vai refletir em melhora para toda a corporação, inclusive com redução dos índices de absenteísmo”, ressaltou.
Segundo o gerente de Convênios, Projetos e Parcerias da Guarda Municipal, Marco Aurélio Pavan, o projeto foi desenvolvido pelo Município, e prevê acompanhamento de todo efetivo a partir de 1º de fevereiro de 2017. “Com o aumento da qualidade de vida dos guardas municipais, através de cuidados específicos com a saúde física e psicológica, o serviço prestado para a comunidade também melhora, então a cidade toda é beneficiada”, explicou
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também participa do projeto. Segundo a diretora de Serviços Complementares de Saúde da SMS, Claudia Denise Garcia, a pasta é responsável por realizar exames laboratoriais e atualização da carteira de vacinação dos servidores. “Caso seja identificada alguma alteração relevante nesses exames, o servidor será encaminhado para acompanhamento e tratamento na unidade básica de saúde (UBS) de sua referência”, contou.
Já a Unifil vai realizar avaliação física dos guardas municipais, e promover oficinas de nutrição, exercício físico, psicológica, saúde da mulher e do homem. Será elaborada uma grade de exercícios específicos para cada grupo, criados com base nos perfis obtidos através das avaliações, além de acompanhamento contínuo por meio de indicadores de desempenho e registro dos resultados.
As ações serão desenvolvidas por professores e alunos de Educação Física, Psicologia e Nutrição da instituição. A coordenadora do projeto e do curso de Educação Física, professora Rosana Sohaila Moreira, afirmou que o projeto vai iniciar com análises de exames e avaliações físicas, seguido de oficinas teóricas de conscientização e, por fim, atividades práticas.
“Consideramos que é uma proposta inédita no país, pelo perfil do público que é objeto desse projeto. Os agentes da GM que são formados em Educação Física serão capacitados para serem os multiplicadores desse trabalho, então é uma ótima forma de contribuirmos com a comunidade”, ressaltou a professora Rosana.
Foto: Arquivo