Residência Médica do Município encerra inscrições nesta segunda-feira (2)
Os interessados podem se inscrever através do portal da Prefeitura, no link Concursos e Testes Seletivos (https://goo.gl/IW4ZJI), até as 23h59 de hoje
As inscrições para o processo seletivo da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, encerram nesta segunda-feira (2), às 23h59. Os interessados em concorrer a uma das seis vagas ofertadas podem se inscrever através do portal da Prefeitura, no link Concursos e Testes Seletivos (https://goo.gl/IW4ZJI).
A taxa de inscrição é de R$ 300,00 e deve ser paga até terça-feira, dia 3 de janeiro. O curso possui características de pós-graduação e os profissionais que cursarem essa modalidade, ao final dos dois anos previstos, terão direito a 10% de bônus na pontuação a partir de 2017 para acesso a outros programas de residência. Podem se inscrever portadores de diploma de médico ou alunos que estejam no último ano de Medicina, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação.
O processo seletivo consiste em avaliação de conhecimentos, com a aplicação de prova objetiva contendo 50 questões sobre ginecologia e obstetrícia, pediatria, clínica médica, clínica cirúrgica e saúde pública. Aqueles que obtiverem pontuação acima da nota mínima exigida, que é 5.0, prosseguem para a análise de Curriculum Vitae e entrevista. Os alunos aprovados receberão uma bolsa de estudo, concedida pelo Ministério da Saúde, no valor de R$ 3.300,00.
As provas objetivas serão realizadas em Londrina, em 22 de janeiro. Já a entrevista está marcada para 10 de fevereiro e o início das aulas será em 1º de março deste ano. A duração da residência é de dois anos, com aulas teóricas e práticas e carga horária semanal de 60 horas. Os serviços da rede municipal de saúde como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidade de Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal serão utilizados como campo de aprendizado para os residentes.
De acordo com a coordenadora da Comissão de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde, Vânia Brum, o curso objetiva formar médicos com habilidades para o atendimento de todos os ciclos de vida, desde a infância até a velhice. “Essa formação específica tem como intuito trazer o médico para mais próximo da família, ajudando no atendimento das crianças, da mulher, do homem e dos idosos, ou seja, da família como um todo. É um trabalho que envolve os profissionais de diversas áreas e que auxiliará nas visitas domiciliares, nos grupos de terapia e nos atendimentos na rede de saúde em geral.”
O Edital completo está disponível na edição nº 3.140 do Jornal Oficial do Município, disponível no portal da Prefeitura, www.londrina.pr.gov.br, sob o número de 07/2016.
Foto: Arquivo