Cidadão

Curso da Escola de Governo sobre autismo tem primeiro módulo liberado

Palestra aborda noções essenciais sobre o transtorno do espectro autista, com a doutora Ana Carolina Duarte Gobbi; programação pode ser acessada a qualquer momento

O curso online voltado ao conhecimento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), dirigido aos servidores municipais e demais interessados, está com o conteúdo completo do primeiro módulo liberado na página da Escola de Governo de Londrina (EGL). A palestra “O que preciso saber sobre TEA: noções essenciais”, realizada na última quinta-feira (18) pela médica neurologista infantil Ana Carolina Duarte Gobbi, está gravada na plataforma e complementa o conteúdo disponível em uma apostila preparada sobre o tema. Na finalização de cada módulo, um questionário permite que os participantes testem o conhecimento adquirido.

Na abertura da palestra, a diretoria geral da Escola de Governo, Andrea Carvalho Beluce, ressaltou que a construção da capacitação é resultado de um trabalho coletivo. “Este curso nasceu da iniciativa do servidor Rogério de Paula Santos, que atua na Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e nos trouxe a preocupação sobre a qualidade e eficácia no atendimento da pessoa com TEA. Queremos que ele chegue ao maior número possível de pessoas e faça a diferença na vida daqueles que estarão atendendo, e principalmente na vida da pessoa com TEA que é atendida”, afirmou.

Um depoimento gravado por Santos também faz parte do curso e já está disponível na plataforma. Ele relata sua própria experiência como servidor público com TEA, e a importância do preparo para que a inclusão aconteça: “As pessoas não são vilãs, às vezes elas não sabem como proceder, principalmente nossos adultos que não foram preparados para lidar com certas questões”, apontou.

Palestra já está disponível, no YouTube e na plataforma da Escola de Governo. Imagem: Reprodução/EGL

Buscando disponibilizar informações técnicas que apoiem um melhor preparo sobre o assunto, o primeiro módulo do curso conta com a palestra ministrada por Gobbi, que é servidora municipal e atualmente coordena o Projeto Cuidar, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação tem como foco prioritário o atendimento ao público infanto-juvenil com neurodivergências.

Entre as informações abordadas na palestra online, estão orientações sobre a busca de diagnóstico e a atenção à individualidade dos pacientes. A médica descreveu as características próprias do TEA e deu orientações sobre atitudes que podem auxiliar em situações de atendimento e de convívio. Ao final da transmissão ao vivo, ela respondeu dúvidas enviadas pelos participantes no chat.

Para esta quinta-feira (25), com transmissão ao vivo às 19h, está programada a palestra do Módulo II – TEA: comunicação e a interação com a pessoa autista, com a servidora da Secretaria Municipal de Educação e pesquisadora doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Natalia Barbosa Veríssimo. Na quinta-feira seguinte, 2 de julho, também às 19h, ocorre a transmissão online da palestra que embasa o Módulo III. “O servidor com TEA – Relações entre pares” será o conteúdo ministrado pela médica e servidora da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), Fernanda Roque Martins Honorato.

Todo o conteúdo ficará disponível gravado, no curso que poderá ser concluído até o mês de novembro, na plataforma da Escola de Governo. Os vídeos também podem ser assistidos e compartilhados de forma individual, na página da Escola de Governo no YouTube.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos