Curso da Escola de Governo sobre autismo tem primeiro módulo liberado
Palestra aborda noções essenciais sobre o transtorno do espectro autista, com a doutora Ana Carolina Duarte Gobbi; programação pode ser acessada a qualquer momento
O curso online voltado ao conhecimento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), dirigido aos servidores municipais e demais interessados, está com o conteúdo completo do primeiro módulo liberado na página da Escola de Governo de Londrina (EGL). A palestra “O que preciso saber sobre TEA: noções essenciais”, realizada na última quinta-feira (18) pela médica neurologista infantil Ana Carolina Duarte Gobbi, está gravada na plataforma e complementa o conteúdo disponível em uma apostila preparada sobre o tema. Na finalização de cada módulo, um questionário permite que os participantes testem o conhecimento adquirido.
Na abertura da palestra, a diretoria geral da Escola de Governo, Andrea Carvalho Beluce, ressaltou que a construção da capacitação é resultado de um trabalho coletivo. “Este curso nasceu da iniciativa do servidor Rogério de Paula Santos, que atua na Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e nos trouxe a preocupação sobre a qualidade e eficácia no atendimento da pessoa com TEA. Queremos que ele chegue ao maior número possível de pessoas e faça a diferença na vida daqueles que estarão atendendo, e principalmente na vida da pessoa com TEA que é atendida”, afirmou.
Um depoimento gravado por Santos também faz parte do curso e já está disponível na plataforma. Ele relata sua própria experiência como servidor público com TEA, e a importância do preparo para que a inclusão aconteça: “As pessoas não são vilãs, às vezes elas não sabem como proceder, principalmente nossos adultos que não foram preparados para lidar com certas questões”, apontou.

Buscando disponibilizar informações técnicas que apoiem um melhor preparo sobre o assunto, o primeiro módulo do curso conta com a palestra ministrada por Gobbi, que é servidora municipal e atualmente coordena o Projeto Cuidar, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação tem como foco prioritário o atendimento ao público infanto-juvenil com neurodivergências.
Entre as informações abordadas na palestra online, estão orientações sobre a busca de diagnóstico e a atenção à individualidade dos pacientes. A médica descreveu as características próprias do TEA e deu orientações sobre atitudes que podem auxiliar em situações de atendimento e de convívio. Ao final da transmissão ao vivo, ela respondeu dúvidas enviadas pelos participantes no chat.
Para esta quinta-feira (25), com transmissão ao vivo às 19h, está programada a palestra do Módulo II – TEA: comunicação e a interação com a pessoa autista, com a servidora da Secretaria Municipal de Educação e pesquisadora doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Natalia Barbosa Veríssimo. Na quinta-feira seguinte, 2 de julho, também às 19h, ocorre a transmissão online da palestra que embasa o Módulo III. “O servidor com TEA – Relações entre pares” será o conteúdo ministrado pela médica e servidora da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), Fernanda Roque Martins Honorato.
Todo o conteúdo ficará disponível gravado, no curso que poderá ser concluído até o mês de novembro, na plataforma da Escola de Governo. Os vídeos também podem ser assistidos e compartilhados de forma individual, na página da Escola de Governo no YouTube.




