Conferência Municipal das Mulheres debate 385 propostas para orientar políticas públicas
Evento reúne representantes da sociedade civil e do poder público para eleger a nova gestão do CMDM e definir prioridades para o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres
Nesta terça-feira (23), ocorre a XII Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, das 12h às 18h, no auditório da Prefeitura de Londrina. Além da eleição da nova gestão do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), o evento terá a missão de definir as propostas prioritárias que irão compor o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres para o período de 2027 a 2030. Interessados em acompanhar o evento como observadores poderão se credenciar no local a partir das 12h, sem necessidade de inscrição prévia.
Ao todo, 385 propostas foram recebidas durante as pré-conferências realizadas nos territórios, grupos focais por segmento e por meio de formulário online disponibilizado para ampliar a participação da população. As contribuições foram organizadas em sete eixos temáticos que orientarão os debates da Conferência, incluindo temas como enfrentamento à violência, saúde, autonomia econômica, educação, participação social e gestão das políticas públicas.

O eixo com maior número de propostas é o de Saúde Integral das Mulheres, com 78 sugestões. Em seguida aparece a Prevenção e Enfrentamento de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres e Feminicídio, com 70 propostas. Uma das novidades desta edição é a inclusão do eixo voltado às políticas de cuidado, mudança que acompanha a Lei Federal nº 15.069, sancionada em dezembro de 2024, que institui diretrizes nacionais sobre o tema.
Durante a Conferência, as delegadas inscritas irão discutir, deliberar e votar as propostas consideradas prioritárias para integrar o próximo plano municipal. A definição dessas prioridades será feita coletivamente, buscando fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres e sua articulação com outras áreas da administração municipal.
O processo de atualização do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres terá início em agosto e contará com a participação das conselheiras eleitas durante a Conferência. A previsão é que o documento seja concluído e aprovado pelo CMDM até dezembro de 2026, antes do encerramento da vigência do plano atual, referente ao período de 2023 a 2026.
Para a eleição da próxima gestão do CMDM, foram homologadas 29 candidaturas distribuídas entre os diferentes segmentos da sociedade civil. O maior número de inscrições foi registrado entre organizações comunitárias femininas, movimentos de mulheres e movimentos feministas, com 15 candidaturas para sete vagas. Outros segmentos tiveram menor número de concorrentes e para garantir a paridade entre representantes, será realizada uma eleição complementar após a posse da nova gestão para preencher as vagas que permaneceram sem candidatas.

A assessora de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e integrante da comissão organizadora da Conferência, Rosangela Teruel, destacou que os resultados são fundamentais para o município. “A eleição do Conselho e a definição das prioridades do Plano Municipal são fundamentais para a captação de recursos estaduais e federais e para garantir que as ações estejam alinhadas às demandas da população”, afirmou.
De acordo com a representante da sociedade civil na comissão organizadora, Elaine Galvão, os encontros realizados anteriormente possibilitaram a escuta de diferentes grupos de mulheres do município. “As pré-conferências foram espaços de escuta ativa, com a participação de mulheres de diferentes segmentos, territórios e realidades, que trouxeram contribuições relevantes para a construção das propostas”, ressaltou.
A secretária de Políticas para Mulheres, Marisol Chiesa, destacou que será oferecida uma capacitação sobre o papel do Conselho e a atuação do controle social no âmbito das políticas públicas para as mulheres. “Qualificar a participação das conselheiras e aprimorar o acompanhamento dos serviços, programas e projetos voltados aos direitos das mulheres são estratégias fundamentais para garantir a efetividade das políticas públicas”, declarou.
Texto: Clara Chamorro, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina




