Destaques

Comitê de Aleitamento Materno se reúne nesta quarta (8)

calma.aleitamento.ARQUIVO.P

Objetivo é discutir orientações repassadas pelo Ministério da Saúde e a implementação de Nota Técnica que auxilia na organização dos serviços à mulher que amamenta

 

Nesta quarta-feira (8), às 14 horas, os integrantes do Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Londrina irão se reunir no Centro Pastoral, localizado na rua Dom Bosco, 145. O objetivo é repassar, para todos os serviços que integram o Comitê, algumas orientações que serão dadas pelo Ministério da Saúde, por meio de videoconferências que acontecem nesta segunda(6) e terça-feira (7), na 17ª Regional de Saúde.

A intenção desta integração com o Ministério é fortalecer as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável da criança até dois anos. “Durante a reunião, iremos analisar e rever as ações já implementadas no Município e analisar como elas podem ser fortalecidas”, destacou a coordenadora de Saúde da Criança, da Secretaria Municipal de Saúde, Lilian Poli de Castro.

O outro objetivo do encontro é discutir sobre a implementação da Nota Técnica nº 001/2016, elaborada pelo Calma para orientar os serviços de saúde de Londrina, a respeito da gestão de cuidados mais qualificados à mulher que amamenta e sua família, em relação à amamentação e o uso de complementação alimentar em recém-nascidos a termo, saudáveis e amamentados.

Segundo Lilian, a intenção é que a Nota Técnica auxilie na organização dos serviços de saúde que atendem a mulher que amamenta e sua família visando garantir o “padrão ouro” da alimentação infantil, ou seja, aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida da criança e complementado com outros alimentos oportunos para a idade até dois anos ou mais.

Lilian informou ainda que a Nota Técnica já foi entregue oficialmente aos serviços que compõem o Calma em dezembro de 2016 e publicada no Jornal Oficial do Município n° 3.168, de 9 de janeiro deste ano. “Nesta reunião iremos avaliar como está a implementação das orientações repassadas na Nota, entre as instituições participantes”, explicou.

Composição do Calma – Integram o Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Londrina, instituições de ensino, assistência e pesquisa em aleitamento materno, como maternidades municipal, filantrópicas e particulares, representantes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), universidades, profissionais autônomos, grupos de apoio ao aleitamento, Clínica de Especialidades Infantis/Bebê Clínica da Universidade Estadual de Londrina, entre outras.

 

Foto: Arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos