Siglon disponibiliza informações sobre áreas de cartórios de registros de imóveis
Pelo portal, qualquer cidadão pode fazer consultas rápidas sobre as áreas de abrangência dos imóveis da zona urbana e rural de Londrina
O Sistema de Informação Geográfica de Londrina (Siglon) disponibilizou novas informações em seu portal –http://siglon.londrina.pr.gov.br . Nesta quinta-feira (23), o banco de dados foi atualizado com um serviço de pesquisa sobre as áreas de abrangência dos cartórios de registro de imóveis do município de Londrina.
Ao acessar o portal, o internauta agora pode consultar, usando os mapas de navegação, qualquer ponto da cidade para saber a qual área e a qual cartório um imóvel ou lote está registrado. Para isso, basta entrar no site, acessar a opção “Lista de Camadas” e selecionar o item “Limites”. O serviço contempla qualquer área da zona urbana e rural de Londrina, de acordo com a Lei Estadual 9.497, de 1990, que trata, dentre vários aspectos, dos Ofícios de Registro de Imóveis de municípios e distritos paranaenses.
A iniciativa de disponibilizar as informações de forma organizada na internet partiu do economista do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Rubens Bento, servidor municipal que trabalha no Município há cerca de 48 anos. Ele fez um levantamento da legislação que dispõe sobre o assunto e encaminhou o material e a ideia até a equipe do Siglon, que viabilizou a parte técnica para inserir as informações e implementar a nova opção no portal.
De acordo com Rubens, permitir o acesso a essas informações, organizadas em uma única ferramenta online, é um serviço de utilidade pública de grande valia, pois permite que as áreas de abrangência dos imóveis sejam facilmente encontradas. “Muitas vezes, a pessoa precisa, por exemplo, registrar um lote e não sabe a qual Ofício do Município pertence. E até mesmo os próprios cartórios têm dúvidas e não sabem em qual área se enquadram determinados lotes, principalmente aqueles localizados nos distritos. Com as informações disponíveis no Siglon, ficará muito mais fácil para todo mundo”, destacou.
Segundo o geógrafo e membro da equipe do Siglon, José Luiz Alves Nunes, o portal está disponibilizando, além da pesquisa geográfica, anexos com a Lei na íntegra e também o memorial descritivo da área de abrangência selecionada pela pessoa. “De maneira rápida e prática, qualquer cidadão pode pesquisar sobre a área de seu imóvel ou um imóvel onde deseja fazer um empreendimento. É uma demanda que já vinha sendo solicitada e que agora conseguimos concretizar. Com certeza, este serviço irá ajudar muitas pessoas”, comentou.
Atualmente, Londrina possui quatro Ofícios de Registros de Imóveis, abrangendo todo o território urbano do Município e os distritos rurais.
O Siglon – Trata-se de um sistema de geoprocessamento dentro de um portal online http://siglon.londrina.pr.gov.br . A ferramenta gerencia as informações geoespaciais (geodados) provenientes da administração municipal, direta e indireta, reunindo-as em um único repositório: banco de dados e base cartográfica.
O Siglon compreende dados econômicos, sociais, ambientais, urbanísticos e geográficos da cidade. Os dados são compartilhados com qualquer cidadão que tenha acesso à internet e auxilia pesquisadores, empresários, professores, técnicos e profissionais de várias áreas, além da população em geral.
Atualmente, o portal do Siglon disponibiliza para consulta 95 camadas com informações e serviços referentes a rodovias, unidades de saúde e escolares, zoneamento urbano, relevo, iluminação pública, patrimônio cultural, bens tombados, entre outras.
Fotos: Divulgação