Secretarias municipais participam da ExpoLondrina 2017

Secretarias municipais de Assistência Social, de Políticas para as Mulheres, Defesa Social e da Educação estarão representadas no evento
A 57ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina 2017), conta com a participação de diversas secretarias municipais. Será de 30 de março a 9 de abril, no Parque Governador Ney Braga. A abertura oficial será nesta sexta-feira (31), às 15 horas, na Pista Central.
A Secretaria Municipal de Assistência Social é uma das que participam. Ela levará os empreendimentos do Programa de Economia Solidária para que comercializem seus produtos. Estarão presentes 23 empreendimentos. Segundo o gerente de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social, Paulo Sérgio Aragão, cada grupo contará com uma barraca para comercialização de produtos na área de artesanato e confecção.
O público irá encontrar artigos como toalhas, panos de prato, tapetes, móveis artesanais, velas, sabonetes, bordados infantis e de cozinha, brinquedos pedagógicos e diversos produtos de decoração para a casa. Também será comercializado pão caseiro, único produto da área de alimentos.
Os produtos da Economia Solidária serão comercializados em um galpão situado ao lado do Parque de Diversões, próximo à arena de shows. O espaço foi cedido gratuitamente pela Sociedade Rural do Paraná, por meio de uma articulação com a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda e Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda. “É uma das melhores localizações que já tivemos, pois é um lugar com grande passagem de pessoas”, pontuou.
O espaço da Economia Solidária contou ainda com apoio da Universidade Norte do Paraná (Unopar) e Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio da professora do departamento de Design das universidades, Cibele Sitta, que fez toda a identidade visual do espaço.
Para Aragão, participar de um evento como a Exposição Agropecuária é fundamental para potencializar a ação da Economia Solidária em espaços de comercialização. “Além de possibilitar que os grupos comercializem seus produtos, um evento como este permite divulgar os princípios da economia solidária, mostrando como ela funciona na prática, e isso é muito gratificante”, ressaltou.
Grupo de Mulheres – Este ano três associações comunitárias de mulheres, que contam com apoio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, também irão participar da ExpoLondrina 2017, comercializando diversos tipos de artesanatos.
Estarão presentes as associações de mulheres do Parque Ouro Branco, região sul; do conjunto Eucaliptos, região leste, e Associação Asas na Ação das Mulheres Evangélicas de Londrina (Anamel). Elas ficarão alocadas no Pavilhão Internacional. As associações de mulheres presentes na Exposição também comercializam seus produtos na Feira Mãos Talentosas, duas vezes por mês, no calçadão de Londrina.
Este é o quinto ano consecutivo que a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres participa da ExpoLondrina. A secretaria intermediou a cessão do espaço, cedido pela Sociedade Rural do Paraná. Para a secretária municipal da pasta, Nádia Oliveira de Moura, a participação das associações é uma oportunidade para mostrar ao público o artesanato londrinense. “Também representa um momento para que estas mulheres comercializem seus produtos”, ressaltou.
Defesa Social – A Guarda Municipal de Londrina, da Secretaria Municipal de Defesa Social, estará presente em estande próprio. No local serão desenvolvidas diversas atividades tanto para crianças como para adultos. Agentes da Guarda Escolar Comunitária estarão à disposição para realização de atividades lúdicas com as crianças que também poderão ter acesso às viaturas, ao ônibus de monitoramento, que estará funcionando em tempo real. Elas também poderão vestir, para tirar fotos com os pais, uma farda semelhante à usada diariamente pelos guardas.
O inspetor-geral da GM, Angelo Henrique de Matos, ressaltou que além do auxílio que será prestado às demais instituições que estarão trabalhando na exposição a presença da instituição tem como um dos objetivos principais a aproximação dos cidadãos. “A Guarda Municipal de Londrina, sendo uma instituição policial, vem através deste grande evento, mostrar para a sociedade londrinense e demais visitantes um pouco da nossa história, quais equipamentos utilizamos e também quais as atividades atualmente desenvolvidas”, pontuou.
Agentes também participam tirando dúvidas sobre o programa Patrulha Maria da Penha, criado em 2015, que já atendeu mais de 500 ocorrências a fim de prestar apoio às mulheres vítimas de violência. O canil da Guarda Municipal também estará presente para fazer demonstrações aos visitantes da feira.
Unidades escolares – Com o objetivo de contribuir com o crescimento profissional e cultural dos estudantes da rede municipal de ensino, diversas unidades escolares municipais levarão seus alunos para visitar a feira. O convite partiu da direção da Exposição de Londrina, por meio de um ofício encaminhado à Secretaria Municipal de Educação, a qual repassou o convite para todas as unidades.
Fotos: Arquivo




