Cidade

Semana da Páscoa envolve atividades especiais em escolas e CMEIs

Em várias unidades escolares, o tema é utilizado para refletir sobre as diferentes formas de celebração, e reforçar valores como respeito, tolerância e solidariedade

 

Como parte das comemorações pelo feriado de Páscoa, que é celebrado neste domingo (16), várias escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) elaboraram uma programação especial de atividades, a “Semana da Páscoa”. Dentre eles, o CMEI Francisco Quesada Ortega, que fica no Conjunto Eucaliptos, região leste, e atende cerca de 66 alunos, na faixa etária de um a cinco anos.

Segundo a diretora do CMEI, Karina Antonio e Silva, a data é utilizada pelos docentes para reforçar e estimular a prática de valores como o respeito, a tolerância e a solidariedade. “São temas desenvolvidos anualmente, e nesse período recebem um enfoque mais específico. As atividades são desenvolvidas em sala de aula, onde os professores utilizam histórias e livros infantis para trabalhar o tema com os alunos”, contou.

Karina citou que no período da Páscoa, o projeto “Mala Viajante”, desenvolvido no CMEI para contação de histórias, está utilizando o livro “O coelhinho que não era de Páscoa”, da autora Ruth Rocha. “Enquanto isso, os docentes apresentam, em aula, as muitas formas de comemorar a Páscoa, em diferentes religiões e culturas, sempre de maneira lúdica e com muito diálogo. O objetivo é estimular o respeito e a tolerância, além de estimular a fantasia”, afirmou.

Para culminar as atividades desenvolvidas em sala, na próxima quinta-feira (13) cada aluno deverá levar um prato de lanche para compartilhar com os colegas, em um piquenique no gramado do CMEI. “É uma atividade muito prazerosa, que conta com apoio dos pais, e faz a criança se sentir valorizada por ter a chance de dividir com o colega o seu próprio lanche”, explicou a diretora.

Outra unidade que aproveitou a comemoração da Páscoa para estimular o respeito entre os estudantes é a Escola Municipal Jovita Kaiser. A auxiliar de direção, Geni Fernandes de Melo, citou que os alunos também estão aprendendo em sala as variadas formas de comemoração da Páscoa, assim como as diferentes origens da data. “O conteúdo explica que existem, principalmente dentro das religiões cristã e judaica, várias maneiras de celebrar a Páscoa. Um exemplo que eles aprenderam é a história dos ovos decorados, que é uma tradição de países europeus como a Polônia”, disse.

Geni citou ainda que os alunos participantes do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae, também estão aprendendo sobre a história do chocolate, que é um alimento típico da Páscoa no Brasil. “Além de conhecer as origens do chocolate, eles vão aprender a fabricar bombons. E para finalizar as comemorações, cada sala de aula fará uma pequena festa nesta quinta-feira (13)”, adiantou.

A auxiliar de direção considerou que o trabalho realizado com os alunos neste período é extremamente importante ao desenvolver valores como a tolerância. “Essa é uma oportunidade para conhecer diferentes crenças, e aprender que é preciso respeitar as muitas religiões, a fé de cada um, e a diversidade existente no mundo. Em momentos como este, eles começam a entender o quanto o mundo é abrangente, e utilizam essas informações para formarem sua própria visão de mundo”, destacou.

O trabalho sobre a diversidade nas tradições de Páscoa é desenvolvido com todas as turmas da escola, que possui cerca de 690 alunos. A Escola Municipal Jovita Kaiser fica localizada na Rua Raimundo Rodrigues da Silva, 29, Jardim Alto da Boa Vista.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos