Cidade

Curso de Defesa Pessoal da FEL reúne mais de 60 pessoas no Moringão

Mestre Josué Lima demonstrou golpes e conceitos básicos de defesa pessoal e trouxe dicas de segurança e prevenção aos participantes

 

defesa.pessoal.foto fel.PMais de 60 pessoas enfrentaram o tempo chuvoso, na noite da última quinta-feira (4), e compareceram ao ginásio de esportes Moringão para participar do Curso Intensivo de Defesa Pessoal promovido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL). A atividade foi oferecida gratuitamente para homens e mulheres a partir de 18 anos.

O mestre Josué Lima, faixa preta 5º Dan em taekwondo, coordenador de artes marciais da Federação Paranaense de Taekwondo e instrutor nacionalmente reconhecido, ministrou a aula mostrando alguns golpes e conceitos básicos de defesa pessoal aos participantes, além de dicas de segurança e prevenção. A FEL deve dar continuidade ao curso com mais módulos a serem realizados nos próximos meses.

De acordo com o presidente da FEL, Fernando Madureira, a intenção é levar mais serviços de esporte e lazer ao cidadão londrinense e abrir as portas dos espaços esportivos da cidade. “Queremos ocupar o Moringão, as Praças da Juventude e o Centro Esportivo Maria Cecília com atividades que atendam a população e promovam o esporte e a saúde. Estamos sempre buscando profissionais excelentes como o mestre Josué para ministrar cursos, viabilizando parcerias e apoiando eventos. Também temos aulas diárias de diversas modalidades com nossos servidores e estagiários nas praças esportivas da Fundação. São opções para que o londrinense possa usufruir desses espaços”, enfatizou.

Josué Lima ressaltou que a defesa pessoal é uma técnica importante, mas que a vigilância deve ser sempre uma prioridade. “Não adianta você ter condições de se defender e não se preocupar com sua segurança. Precisamos estar atentos ao que acontece ao nosso redor e não dar mole. Você não pode andar distraído mexendo no celular, com fones no ouvido, com a bolsa vulnerável. Devemos destacar sempre a ideia de prevenção, e também analisar o ambiente para não se colocar em uma situação de risco. Outro conselho é pegar vias mais movimentadas e iluminadas, mesmo que seja um caminho um pouco maior, por exemplo”, disse.

defesa.pessoal.foto fel.3O instrutor também destacou a importância de estar em dia com as atividades físicas. “O que fizemos aqui é uma iniciação, transmitindo um conceito básico. Mas é bom manter a prática de um exercício para deixar seu corpo preparado. A técnica precisa estar aliada à resistência, à força, à preparação como um todo. Seja em artes marciais ou outro esporte, cuidar da saúde é essencial. Sempre friso nos meus cursos que todos devem ter uma atividade física constante em suas vidas”, completou.

Bom aproveitamento – O vigilante Robson Carlos Paula participou do curso e aprovou a iniciativa da FEL. “Mesmo sendo da área e realizando cursos de reciclagem a cada dois anos aprendi muitas coisas que irei colocar em prática. Já me deparei com situações no dia a dia em que precisei pegar bandido e dicas como essas são essenciais para desenvolver minha profissão. Cada curso traz uma novidade para que podemos aplicar no trabalho e na vida pessoal. Com certeza o curso do mestre Josué trouxe muitas coisas boas”, contou.

Bruna Moura não tinha nenhum conhecimento em defesa pessoal e também saiu do curso satisfeita com as informações e golpes aprendidos. “Nunca tive nenhum contato com artes marciais e técnicas de defesa pessoal e gostei muito. Nesse contexto em que vivemos, com uma sociedade machista e patriarcal, a mulher precisa aprender técnicas para se defender e sentir-se mais segura. Nesse sentido, essas dicas são muito valiosas”, avaliou.

 

Foto: Divulgação – FEL

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos