SEMA apresenta projetos em Encontro Paranaense de Educação Ambiental
Evento acontece em Curitiba, de quarta a sexta-feira; eixo temático será a análise de alternativas sociais como resposta aos problemas ambientais
A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) vai apresentar dois projetos no XIV Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA), que será realizado em Curitiba de quarta (17) a sexta-feira (19). O evento se constitui em uma importante instância de diálogo e cooperação no campo da educação e das ações relacionadas ao meio ambiente e a sociedade.
A 16ª edição do EPEA está sendo coordenada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com diversas instituições e redes de educadores ambientais. O eixo temático dos debates será a análise de alternativas sociais como resposta aos problemas ambientais. Dessa forma, o evento pretende discutir caminhos possíveis que emergem da ação coletiva e dos processos de participação em diversos âmbitos da sociedade, problematizando limites e valorizando avanços e possibilidades.
A SEMA será representada pela Gerência de Educação Ambiental. As experiências serão apresentadas pela gerente Queila Spoladore e pela professora Adriana Barra Rosa Ferreira.
Um dos projetos apresentados será o “Cultivando o Verde”, que consiste em promover visitas monitoradas ao viveiro florestal do município, em que os participantes são convidados e incentivados a preservar e cuidar da árvore da sua casa, rua, bairro ou escola, adotando práticas adequadas em relação a arborização urbana, e favorecendo o plantio de novas árvores.
O outro é sobre o trabalho da “Rede de Educação Ambiental de Londrina (Realon)”. A formação da Realon tem como objetivos a troca de informações e experiências entre pessoas e instituições que trabalham com o tema; o fortalecimento da educação ambiental local e regional; e a inserção de Londrina na Rede Paranaense de Educação Ambiental (EA), Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (Reasul) e Rede Brasileira de Educação Ambiental (Rebea).