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Terminais de autoatendimento entram em funcionamento na Secretaria do Trabalho

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Trabalhadores tem à disposição dois computadores para realizarem sua intermediação de mão de obra e agendamento do seguro-desemprego

 

sine.auto.atendimento.V2A Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) inaugurou na manhã desta terça-feira (16) dois terminais de autoatendimento. Com eles, o trabalhador poderá realizar sua intermediação de mão de obra e também o agendamento para a habilitação do seguro-desemprego. A expectativa é que os terminais resultem em uma diminuição considerável no tempo de espera e também nas filas na SMTER. Os guichês ficarão disponíveis durante todo o horário de funcionamento da Secretaria, das 8h às 17h. A SMTER fica na rua Pernambuco, 162.

Para o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, esse novo serviço irá auxiliar no atendimento de forma geral. “Cada trabalhador que utilizar o autoatendimento é um trabalhador a menos na fila e nos guichês dos atendentes. Isso agiliza o processo para o trabalhador e desafoga também o nosso funcionário. Temos um fluxo diário de 450 pessoas, se um décimo delas passar pelo autoatendimento, já serão 45 pessoas que usufruíram desse serviço e tiveram acesso direto a vaga. No final, isso também acaba refletindo na qualidade do atendimento prestado pelos atendentes.”

Carreri explicou que no início um funcionário da SMTER irá auxiliar o autoatendimento. “Como toda novidade esse serviço requer um cuidado especial. Teremos alguém para orientar nos primeiros dias, mas depois a ideia é que o trabalhador realize sozinho esse atendimento, que é o objetivo dos terminais. E uma vez que o trabalhador tiver a orientação, ele terá condições de realizar o procedimento não só dos nossos terminais, como de qualquer computador. É um processo de aprendizado importante”, destacou o secretário.

sine.auto.atendimento.V3De acordo com Carreri, não é possível precisar quanto tempo dura cada autoatendimento, mas o procedimento em geral é rápido. “O tempo de atendimento varia muito de pessoa para pessoa. Depende da facilidade que cada trabalhador tem ou não para manusear computadores, se ele já tem cadastro no Sistema Nacional de Emprego, se esse cadastro está atualizado. O login no sistema e a busca pela vaga é rápido, coisa de cinco minutos. São esses outros fatores que irão influenciar no tempo total de cada autoatendimento”, afirmou.

Aprovado

Geovane Sawczuk foi o primeiro trabalhador a utilizar o autoatendimento e aprovou a novidade. “Os terminais são uma ótima solução. Resolvi em dez minutos um procedimento que poderia ter de aguardar na fila mais de duas horas pelo grande número de pessoas que estavam na minha frente. Fiz bem mais rápido pelo computador e estou saindo com a carta para entrevista em mãos”, comemorou.

 

Fotos: Vivian Honorato

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