Cidade

Região sul recebe “Feira da Cidadania”

Durante a sexta-feira (19), os profissionais da rede de serviços estarão à disposição da população, que poderá participar do 1º Abraço pela Paz e Cidadania da Região Sul

 

Na sexta-feira (19), das 8h às 18h, a comunidade da região sul receberá diversos serviços e ações. Isso porque será realizada a Feira da Cidadania, na sede da Escola Municipal Eugênio Brugin, localizada na Rua Jorge Ribeiro, 163, no Conjunto Habitacional São Lourenço.

Durante a feira, a população poderá consultar profissionais de várias áreas atuantes na rede municipal de serviços. Estarão presentes servidores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Sul A e B), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CAM), Programa Economia Solidária, da Unidade Básica de Saúde (UBS), além de colaboradores do Serviço Social do Comércio (Sesc Londrina), da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e da ONG Londrina Pazeando.

Entre os diversos serviços, estarão disponíveis à população a aferição da pressão arterial, consulta com oftalmologista, gravitagem do muro da escola, apresentações culturais e de música e demonstração de produtos do programa Economia Solidária. Para as crianças, a escola vai oferecer um dia de recreação, cultura, lazer e assistência à saúde. Todos os 600 alunos, do P5 ao 5º ano, participarão das atividades. A expectativa é que, ao todo, cerca de mil pessoas participem da ação durante a sexta-feira (19).

Além disso, a comunidade poderá participar do 1º Abraço pela Paz e Cidadania na Região Sul, que será realizada pela manhã e à tarde. Empresas parceiras também levarão brinquedos infláveis, distribuirão pipoca e algodão doce e outras guloseimas. “Queremos mostrar às crianças e à comunidade que o espaço da escola vai além do ensino formal, da leitura e escrita. Ela é um local coletivo que precisa ser valorizado e respeitado por todos. É um patrimônio público que serviu aos pais, hoje, serve aos filhos e, no futuro, servirá aos netos dessas pessoas. Nossa intenção é conscientizar a população dessa importância”, explicou a supervisora da Escola Eugênio Brugin, Janaina Neves.

Essa é a primeira vez que a unidade escolar recebe uma ação como a Feira da Cidadania. A fim de trabalhar a mudança cultural e a consciência sobre o cuidado com o patrimônio público, os educadores estão desenvolvendo ações de conscientização, cidadania e de estímulo à cultura da paz desde o início da semana.

Segundo o secretário do Compaz e coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luís Claudio Galhardi, o objetivo da união de forças é chamar a população para conhecer os serviços disponíveis em toda a rede municipal de atendimento ao cidadão, além de garantir um dia diferente para todos. “A feira é uma forma de chamarmos a comunidade para dentro da escola, para mostrarmos os serviços disponíveis na rede e incentivarmos a cultura da paz, do diálogo para a resolução dos conflitos e da não violência”,  explicou.

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos